INFECÇÃO

Pacientes de São João D’Aliança pegaram variante Delta em hospital do DF, diz prefeitura

Um dos pacientes com a variante Delta é um indivíduo que foi submetido a uma cirurgia, e a outra pessoa era sua acompanhante no hospital

Pacientes de São João D'Aliança pegaram variante Delta em hospital do DF, diz prefeitura
De acordo com a Prefeitura de São João D'Aliança, infecções pela variante Delta ocorreram no DF (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Os pacientes diagnosticados com a variante Delta da Covid-19 em São João D’Aliança, na região Norte de Goiás, contraíram a cepa num hospital do Distrito Federal (DF), de acordo com a prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde diz que um dos pacientes é um indivíduo que foi submetido a cirurgia na unidade, e a outra pessoa era sua acompanhante no hospital.

A prefeitura divulgou a informação após o Mais Goiás noticiar que a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) já registrava 10 casos da variante inicialmente encontrada na Índia no estado, sendo dois novos em São João D’Aliança. Além disso, um óbito foi confirmado em Aparecida de Goiânia. Trata-se de um idoso de 67 anos que estava internado no Hospital Garavelo e que teve a morte confirmada no último domingo (8).

Conforme a nota da Prefeitura de São João D’Aliança, dois casos da variante Delta foram identificados na região após sequenciamento genético. Um deles trata-se de paciente “que foi submetido à cirurgia em Hospital da Rede Pública do DF, contraindo o vírus no leito de recuperação”. “O acompanhante foi submetido à investigação e o CIEVS-DF identificou o sequenciamento positivo para ambos os casos”, informa a nota.

Casos de variante Delta demoraram a ser comunicados, afirma prefeitura

Ainda na nota enviada ao Mais Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde de São João D’Aliança diz que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Goiás (CIEVS-GO) comunicou “tardiamente” a Vigilância Epidemiológica sobre os casos da variante, dificultando “a rastreabilidade em tempo hábil”. Veja:

“A Vigilância Epidemiológica foi comunicada pelo CIEVS-GO tardiamente, o que dificultou a rastreabilidade em tempo hábil. Os casos identificados e os contatos estão sendo monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica municipal.”

Novos casos e óbito pela nova cepa em Goiás

Conforme noticiado pelo Mais Goiás nesta quarta-feira, a SES-GO já confirma 10 casos da nova variante da Covid-19 no estado: quatro casos em Goiânia (duas pessoas trabalham em hospital do DF), um de Santo Antônio do Descoberto (também trabalhador do DF), dois de São João D´Aliança ( ambos trabalham no DF) e três em Aparecida de Goiânia.

Além disso, o primeiro óbito pela cepa Delta foi confirmado no domingo (8), em Aparecida de Goiânia. A SES-GO destacou que está monitorando os casos, mas pontuou que ainda não há transmissão comunitária dessa cepa em Goiás.