Intolerância

PM instaura inquérito sobre vídeo que mostra policial agredindo um idoso

Tem causado repercussão nas redes sociais um vídeo que mostra um senhor de idade sendo…

Tem causado repercussão nas redes sociais um vídeo que mostra um senhor de idade sendo agredido por policiais militares no que aparenta ser um terminal de ônibus.

Nas imagens, gravadas na semana passada, o homem, visivelmente fora de si, mas sem representar qualquer ameaça, conversa com um policial quando encosta a mão em seu peito.

O militar, exaltado, pede que o idoso desencoste, o empurra e o derruba no chão. Com uma espécie de bastão nas mãos, o policial parece agredir o homem caído, mas as imagens não mostram com clareza.

Pelas mensagens compartilhadas na internet, o idoso seria um andarilho que foi abordado por ter embarcado em um ônibus sem ter condições de pagar pela passagem. Porém, um vídeo que mostra uma situação anterior, dentro de um ônibus, oferece outra versão.

Essas imagens, gravadas escondidas atrás dos bancos, mostram o mesmo senhor discutindo com outro homem que não aparece na gravação.

Exaltado, o idoso diz coisas desconexas e passageiros o mandam calar a boca. Na versão da Polícia Militar, o homem realmente seria um andarilho que estava causando confusão no veículo do transporte coletivo e foi retirado pelos próprios usuários, que também chamaram a polícia.

Segundo o assessor de comunicação da PM, coronel Ricardo Mendes, um procedimento administrativo foi instaurado na manhã desta segunda-feira (28/3) para apurar o caso. “Nós já ouvimos os dois policiais, mas o senhor ainda não foi encontrado. Estamos fazendo diligências nesse sentido”, assegurou. De acordo com ele, a PM tem as filmagens em mãos e já ouviu testemunhas sobre o ocorrido.