CAPITAL

Prefeitura instala ‘playground para pets’ em duas praças de Goiânia e total chega a 14

A prefeitura de Goiânia instalou mais dois pet places na cidade: um na praça do…

Prefeitura instala 'playground para pets' em duas praças de Goiânia e total chega a 14 (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Prefeitura instala 'playground para pets' em duas praças de Goiânia e total chega a 14 (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A prefeitura de Goiânia instalou mais dois pet places na cidade: um na praça do Ipê, no Setor Bueno; e outro na praça do Setor Novo Horizonte, e ampliou para 14 o número de espaços para animais de estimação em locais públicos da capital. A estrutura, composta por quatro aparelhos para atividades físicas e recreativas dos pets, se tornou tendência durante o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. A instalação é feita pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

“Pensamos nas necessidades dos pets, que, na maioria do tempo, durante a pandemia, ficaram confinados em suas casas ou apartamentos. Vimos que a ideia deu certo, por isso, vamos aumentar o número de instalações desses espaços, em Goiânia”, garante o prefeito Rogério Cruz.

Conhecidos como playgrounds dos animais, os pet places são projetados para bichos de estimação de pequeno, médio e grande portes. A estrutura tem cerca de 45 metros lineares, com alambrado de um metro de altura, revestido com tela de arame, e quatro aparelhos de percurso direcionados para deslocamento, mobilidade e exercícios de agilidade, com capacidade para abrigar seis animais e seus donos, simultaneamente.

Aparelhos nos playgrounds para pets

Cada pet place é constituído por quatro aparelhos, que proporcionam entretenimento, liberdade de movimento e segurança na prática de exercícios e na convivência entre os animais e seus donos. Os aparelhos são: arco de pneu sustentado por balizas; barra vertical que simula obstáculos; túnel de aproximadamente cinco metros; construído com manilha de concreto; e rampa de madeira com degraus para exercícios de fortalecimento muscular.

O vice-presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que os aparelhos de salto em pneu, rampa e baliza são confeccionados pelo departamento de serralheria e marcenaria do órgão. Já os túneis de manilhas são cedidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Locais contemplados

– Praça da Avenida T-52, setor Bueno
– Praça do Triângulo, Alto da Glória
– Praças do Sol, setor Oeste
– Praça das Artes, Jd. Goiás
– Praça dos Namorados, Pq. das Laranjeiras
– Praça Santa Terezinha, Vila João Vaz
– Praça Faiçalville, setor Faiçalville
– Praça Tamanduá, Vila Nova
– Praça do Colégio, Parque Atheneu
– Rua P-19, setor dos Funcionários
– Praça Tarsila do Amaral, Jd. Abaporu
– Praça 1° de Fevereiro, Vila Pedroso
– Praça do Ipê
– Praça do Setor Novo Horizonte