MÊS DA MULHER

Prefeitura lança projeto ‘Goiânia por Elas’ com desfile inclusivo

A Prefeitura de Goiânia lançou, neste domingo (6), o projeto ‘Goiânia Por Elas’. A ação,…

A Prefeitura de Goiânia lançou, neste domingo (6), o projeto 'Goiânia Por Elas', no Lago das Rosas, Setor Oeste.
A Prefeitura de Goiânia lançou, neste domingo (6), o projeto 'Goiânia Por Elas', no Lago das Rosas, Setor Oeste.

A Prefeitura de Goiânia lançou, neste domingo (6), o projeto ‘Goiânia Por Elas’. A ação, que celebra o mês da mulher, foi realizada no Lago das Rosas e contou com desfile inclusivo, aulão de dança e esportivo, além de palestra sobre empoderamento feminino.

Durante o evento, 34 mulheres representantes das diversidades, entre elas crianças e idosas, desfilaram com vestimentas cedidas por comerciantes da Região da 44, Bernardo Sayão e Feira Hippie. Em seguida houve apresentação de dança flamenca e aulão comandado pela Secretaria Municipal dos Esportes. Antes, o público assistiu a palestra sobre empoderamento feminino, conduzida pela coach Alyne Carneiro.

“A violência contra a mulher é algo que devemos combater, sempre. Um momento como esse não é para mostrar à mulher como ela deve ser, mas para lembrá-la de que merece respeito, em quaisquer circunstâncias. Sociedade evoluída é aquela em que a mulher se sente segura e respeitada. Queremos mostrar à população que todas merecem apoio. Nossas ações se fortalecem nesses dois aspectos”, reiterou Rogério Cruz.

A primeira-dama Thelma Cruz, por sua vez, destacou a importância do trabalho da mulher no combate à desigualdade social. “Temos que acreditar que somos imbatíveis para qualquer luta contra a desigualdade social. Acreditem em si mesmas. Vocês podem, sim, ser imbatíveis”, afirmou.

A secretária de Política para Mulheres, Tatiana Lemos, afirmou que o objetivo da Prefeitura de Goiânia, durante o Mês da Mulher, é conscientizar sobre a importância de se respeitar direitos. “O mais importante de tudo isso, e o objetivo do prefeito Rogério Cruz, é a conscientização de que temos direitos que precisam ser respeitados. Quando se mata uma mulher, se mata uma mãe, o destino de algumas crianças e uma família também”, declarou.

Ações da Prefeitura de Goiânia durante o Mês da Mulher

A Prefeitura de Goiânia desenvolve série de ações durante o Mês da Mulher. Há o concurso de redação com o tema “Violência Contra as Mulheres – Triste Realidade”, para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Começarão as campanhas Tipos de Violência nos Ônibus, junto à Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), e blitz com a Patrulha Mulher Mais Segura, na Avenida Mutirão.

Já nos dias 08/03 e 09/03, 23 expositoras comercializarão, na Área de Convivência do Paço Municipal, artigos em prata, artesanato, moda, alimentação e massagem. A feira funcionará das 08h às 18h. Rogério Cruz reforça que “estas ações chamam a atenção para o papel consolidado da mulher como líder de projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas da sociedade”.

A programação segue com a parceria entre Prefeitura de Goiânia e Senac Goiás no movimento “Goiânia por Elas Empodera”. No Dia da Mulher (08/03), 40 mulheres que superaram situações de violência e vulnerabilidade receberão, no Senac Elias Bufaiçal, no Setor Aeroporto, dia de beleza gratuito, com maquiagem, cabelo e massagem.

A feira em comemoração ao Dia Da Mulher será realizada na Vila Cultural Cora Coralina, em uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa) com o Governo de Goiás, nos dias 10/03 e 11/03. O evento reunirá expositoras que atuam em eventos realizados pela Prefeitura de Goiânia, como as Feiras das Pretas, das Entidades das Pessoas com Deficiência e do Lixo Zero, além de novas empreendedoras.

A Prefeitura também trocou a iluminação branca do monumento do Viaduto Latif Sebba, na Praça do Ratinho, pela cor lilás, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ornamentação permanecerá no viaduto durante todo o mês de março.