Ano letivo 2021

Rede estadual de ensino libera matrículas a partir de 16 de dezembro

Os interessados em continuar os estudos em colégios estaduais em 2021 devem ficar atentos. O…

Matrículas para a rede estadual de educação começam no dia 16 de novembro
Medida terá que ser replicada por todo o país até 2022; é preciso cuidado ao reproduzi-la, diz especialista (Foto: Divulgação)

Os interessados em continuar os estudos em colégios estaduais em 2021 devem ficar atentos. O período de matrículas para novos alunos começa no próximo dia 16 de dezembro. O prazo se encerra no em 9 de janeiro. Segundo a Secretária de Estado da Educação (Seduc), estudantes de escolas estaduais, municipais, privadas e de outros estados podem pleitear vagas.

A solicitação será feita pela internet, através do www.matricula.go.gov.br. Já no cadastro, o aluno deverá marcar três opções de escolas onde tenha interesse de ingressar. Caso não haja vagas em nenhumas das opções desejadas, o aluno será remanejado para uma quarta unidade, que, de preferência, será mais próxima da primeira opção informada.

Confirmação

Os alunos deverão realizar a confirmação da matrícula após o dia 19 de janeiro. Eles terão de acessar o portal da matrícula e verificar qual instituição ele foi alocado. Após isso, os responsáveis devem ir até a unidade, no dia e horário agendados, e levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. Caso o estudante pleiteie vaga na Educação Especial, também será necessário apresentar o laudo médico do aluno.

Renovação de matrículas

Os estudantes que já estão na rede estadual terão a renovação de matrícula feita de forma automática. Os alunos deverão, apenas, confirmar através do Termo de Renovação, que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis.

Caso o aluno não tenha interesse de permanecer na atual unidade escolar, ele deve solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP). Ela deve ser feita até o dia 9 de janeiro. Vale ressaltar que, nessa modalidade, não há reserva de vaga para o aluno, sendo necessário a escolha de três escolas que deseja estudar para concorrer uma vaga.