Mobilidade

Avenida São Paulo, em Aparecida de Goiânia, é interditada para obras

Dando prosseguimento à fase de preparação para as obras de implantação de uma trincheira (viaduto)…

Dando prosseguimento à fase de preparação para as obras de implantação de uma trincheira (viaduto) que será construída na Avenida São Paulo, a Secretaria de Mobilidade e Defesa Social de Aparecida de Goiânia iniciou na última quinta-feira (8) o desvio parcial do trânsito na avenida. Uma das pistas da via, no sentido Correios/BR-153, foi bloqueada no trecho entre a rótula que dá acesso à Avenida 4ª Radial e a Avenida Rudá. A Rua Tapajós também foi interditada nos dois sentidos.

O início da obra está previsto para abril. O desvio é destinado apenas para motoristas que desejam seguir no sentido BR-153. Segundo a SMTA, os trechos se encontra todo sinalizado com placas horizontais e verticais. “Os motoristas que desejam se dirigir sentido BR-153 deverão seguir as placas e desviar pelas avenidas Rio Verde e Brasília até poder retornar à Avenida São Paulo” – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Luziano da Costa Vale.

O desvio tem a finalidade de facilitar o trabalho de alteração do cabeamento ótico que passa pelo local como fase de preparação para o início das obras. Este serviço está sendo realizado pelas próprias companhias telefônicas que atuam na região (Claro, Oi e GVT). A mudança de posição do cabos de fibra ótica tem a finalidade de evitar qualquer tipo de falha  no abastecimento do serviço de internet para o interior do Estado.

O Superintendente de Obras do município, engenheiro Roberto Lemas, responsável pela fiscalização da obra, explica que praticamente todo o fluxo de dados entre a Região Metropolitana e as demais regiões do Estado passa pelo cruzamento das avenidas São Paulo e Rudá. Segundo ele, assim que terminada esta fase inicial, que cabe às operadoras de telefonia, serão iniciadas as obras, que devem durar cerca seis meses. “Esta obra tem o intuito de resolver um dos principais gargalos do trânsito da Região Metropolitana, liberando o tráfego da Avenida São Paulo, que é uma das principais avenidas da Grande Goiânia”, pontua o secretário de Infraestrutura Mário Vilela.

Trincheira

O projeto prevê o rebaixamento da Avenida São Paulo na interligação entre a Rua Tapajós e a Avenida Rudá, eliminando semáforos para motoristas que passarem pela via. A obra tem o objetivo de solucionar um antigo problema de estrangulamento do trânsito na região, garantindo o direito de ir e vir das pessoas.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, pondera que apesar deste tipo de obra trazer certos transtornos a motoristas e pedestres, as benfeitorias ficam no local. “A orientação inicial que estamos dando aos que por ali transitam diariamente é que observem as placas de sinalização horizontal e vertical instaladas que fazem parte do plano de desvio formulado por nossos engenheiros de trânsito. É importante seguir as orientações realizadas pela Secretaria de Mobilidade. Assim, o trânsito da região com certeza seguirá de forma tranquila”, salientou o secretário de Mobilidade.

Obra

O secretário da Fazenda, André Rosa, explica que o projeto terá um custo total de R$ 13.151.884,58, oriundos do Tesouro Nacional. “O início da obra está marcado para abril deste ano e o prazo de conclusão está estimado para seis meses” – explica. A Secretaria de Infraestrutura explica que o projeto prevê ainda a implantação de um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além de novo paisagismo em toda a Avenida.

O projeto prevê ainda que as calçadas da via terão sua largura diminuída em parte do trecho da avenida para que sejam construídas as vias de acesso à trincheira. Os comerciantes e proprietários de lotes já realizaram a retirada de totens e também o recuo de todas as interferências diretas existentes no passeio público daquele sob orientação da Secretaria de Regulação Urbana. Desta forma será possível o alargamento da avenida no trecho, necessário não apenas para a construção da trincheira, mas também para a implantação das vias de acesso e também garantir o fluxo mínimo de veículos no decorrer da obra.

O secretário Mário Vilela explica que diferente de um viaduto, na trincheira a via principal passa por baixo da outra via e não por cima. “As trincheiras são soluções que resolvem problemas de fluxo em áreas urbanas de grande densidade”.

Cronograma

A primeira fase de preparação da obra que construirá uma trincheira na Avenida São Paulo teve início em janeiro deste ano, com a remoção das árvores pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o recuo dos postes já realizado pela Celg. Em seguida, ainda nesta fase de preparação, teve início agora em março a transferência dos cabos óticos subterrâneos que passam no local a fim de evitar qualquer tipo de problema no fornecimento dos serviços de internet e telefonia na Grande Goiânia e demais regiões do estado. O desvio, portanto, seguirá durante todo o período de obras, passando de parcial a total durante a fase de instalação das vigas de concreto armado.

Após o fim deste primeiro período, que está previsto parta o mês de abril, as máquinas começam a trabalhar em todo o trecho compreendido pelo projeto. A previsão de término é de seis meses após o início. Se tudo ocorrer conforme o previsto, o prefeito Gustavo Mendanha deverá inaugurar a obra em outubro deste ano. “Temos a intenção de realizar toda a obra durante período de estiagem para evitar o aumento dos transtornos que normalmente ocorrem no período chuvoso” – pontua o secretário Mário Vilela. Ele explica que, no entanto, para que isso aconteça, é essencial que o prazo dos parceiros que estão atuando nesta fase de preparação seja rigorosamente cumprido.