ONLINE E GRATUITO

Concerto ‘Centenário de Astor Piazzolla’ será apresentado na terça-feira (20)

Na próxima terça-feira (20), a partir das 20h, o projeto Terça no Teatro recebe a…

Centenário de Astor Piazzolla é apresentado no Terça no Teatro
Orquestra Sinfônica de Goiânia e o violinista Cármelo de los Santos apresentam o espetáculo (Foto: Divulgação/ Rafaella Pessoa)

Na próxima terça-feira (20), a partir das 20h, o projeto Terça no Teatro recebe a Orquestra Sinfônica de Goiânia e o solista Cármelo de los Santos, para o concerto “Centenário de Astor Piazzolla”, que será transmitido em formato virtual e gratuito.

Um dos maiores músicos do século 20, Piazzolla, que foi bandoneonista e compositor argentino, é considerado um revolucionário, responsável pela quebra do tradicionalismo no tango – já que propunha inovações no ritmo, timbre e harmonia do estilo.

Ironicamente, quando começou a compor, era bastante criticado por tocadores mais antigos, que não consideravam sua música e resistiam às sua influências. Hoje, no entanto, é considerado um dos maiores compositores de tango da segunda metade do século 20.

Assim, Astor Piazzolla desenvolveu um gênero híbrido, conhecido hoje como “nuevo tango“. Ao longo de sua trajetória, escreveu quase três mil composições originais e gravou outras 500.

Se estivesse entre nós, estaria completando 100 anos de idade em 2021, então, nada mais justo que a realização do concerto “Centenário de Astor Piazzolla”. A transmissão acontece pelo canal do Teatro SESI no YouTube – instituição responsável pelo projeto Terça no Teatro.

Expectativa para o concerto Centenário de Astor Piazzolla

Centenário de Astor Piazzolla é apresentado no Terça no Teatro

Violinista Cármelo de los Santos (Foto: Divulgação/ Eugene Ellenberg)

Para o show de terça-feira (20), o público pode esperar por uma apresentação emocionante. Segundo Eliseu Ferreira, maestro da Orquestra Sinfônica de Goiânia: “Esse é um evento especial, pois o Piazzolla é uma das figuras mais importantes da música latina americana. É como se fosse o nosso Tom Jobim, alguém que sintetizou a alma da música Argentina misturando um pouco com a linguagem do Jazz e outras influências”, comenta.

O maestro fala ainda sobre a participação de Cármelo de los Santos, que é um violinista brasileiro, com carreira internacional e considerado um dos mais importantes no país. Para Eliseu, o músico contribuirá para um show memorável, à altura do grande homenageado da noite.

Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque – EUA. O violinista foi premiado em diversos concursos internacionais entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal), o primeiro prêmio no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (Estados Unidos) e o segundo prêmio no Concurso Internacional de Jovens Artistas (Argentina).

Serviço

Terça no Teatro recebe o concerto “Centenário de Astor Piazzolla”

Quando: 20/7 (terça-feira)

Onde: canal do Teatro SESI no YouTube

Horário: 20h

Acesso: gratuito

Leia também: