TURISMO

Conheça Goiás: gruta, paredões, cachoeiras e mistérios encantam visitantes de Paraúna

Veja locais de hospedagem, alimentação e passeio

Ponte de Pedra tem poço para banho, gruta e paisagem exuberante (Foto Prefeitura de Paraúna)
Ponte de Pedra tem poço para banho, gruta e paisagem exuberante (Foto Prefeitura de Paraúna)

Localizada a 160 km de Goiânia, a cidade de Paraúna (GO) é reconhecida por suas grutas, cachoeiras, paredões e paisagens naturais. Além dos turistas, o município goiano recebe diariamente inúmeros cientistas e pesquisadores para a análise do conjunto de formações rochosas e de sua exuberante natureza.

Um fato que chama a atenção dos visitantes e dos próprios habitantes de Paraúna é o mistério e o misticismo do local, já que as belezas naturais inspiram diversas histórias sobre desconhecidos seres que viviam pela região. Os mais antigos acreditam que as formações rochosas foram construídas pelos povos Incas ou Maias, mas também há quem acredite que a beleza vem da ação da água remota.

Gastronomia

Em Paraúna, a promessa é de se comer muito bem. As opções gastronômicas são variadas e prometem agradar a todos os tipos de paladares. No local, é possível encontrar restaurantes com comidas típicas regionais ou até mesmo pratos mais elaborados. Os restaurantes mais receptivos da cidade são: Vinícola Serra das Galés, Master Pizza, Na Cozinha da Minha Casa, Doce Rosa Confeitaria, Depósito de Milho Popular, Restaurante Zé Piau, entre outros.

Hospedagem

A cidade conta com ótimas opções para descanso após um longo passeio. As principais são: Pousada Instituto Serra da Portaria, Hotel São José, Bruno’s Hotel, Hotel Serras de Paraúna e Hotel Cristo Redentor.

Lazer

  • Ponte de Pedra

A Ponte de Pedra é uma das atrações mais famosas da região e está localizada a 60 km da cidade. No entanto, a distância é compensada pela ponte natural de pedra e uma caverna cheia de estalactites e estalagmites, além de áreas livres para banho. O local também oferece área de camping gratuita.

  • Cachoeira do Sonho

A Cachoeira do Sonho fica a 52 km da cidade, com uma sequência de quedas e mistérios ao longo de suas dependências. O rio, as rochas e os poços para banhos chamam a atenção pelas belezas exuberantes.

  • Serra das Galés e Serra da Portaria

A 27 km de Paraúna, a Serra das Galés é o cartão postal do município, onde está localizada a Pedra do Cálice. Imagens esculpidas nas rochas pela força do tempo, do vento, da chuva e do sol chamam a atenção dos visitantes pelas belezas naturais. A Serra da Portaria está no mesmo local, com suas particularidades naturais e surpreendentes.

  • Cachoeiras do Cervo

As Cachoeiras do Cervo estão a 60 km de Paraúna, sendo as mais conhecidas da região. O complexo conta com diversos saltos e quedas d’água com até 12 metros de altura e 25 metros de largura. Diversos poços estão disponíveis para banho e uma vegetação aberta atrai a admiração dos turistas.

  • Vinícola Serra das Galés

Localizada no Setor Ponte de Pedra, a Vinícola Serra das Galés é uma ótima opção para quem aprecia um bom vinho. A alternativa de passeio oferece opções de visitação para a fábrica e plantação. A propriedade produz 600 toneladas de uva por ano, para produção dos sucos naturais e vinhos.

  • Mais lugares

Paraúna oferece ainda diversas opções de lazer, como o Rio Formosinho, a Cachoeira do Desengano, a Muralha de Ferro, a Capela Nossa Senhora da Guia e o Cristo Redentor.