DANÇA

Goiânia recebe final do Campeonato Mundial de Breaking com a participação de dançarinos de 20 países

Evento ocorre de 19 a 23 de abril, na capital

Festival de Breaking Goiânia
Foto: Divulgação

Goiânia se prepara para receber um grande festival de artes urbanas, o Goiânia B.Boying, que acontecerá de 19 a 23 de abril, no Centro de Referência da Juventude – (Av. Independência nº 41, St. Morais. O evento contará com diversas atividades, como o campeonato mundial de breaking, exibição de documentários, workshops, roda de conversa, exposições, lançamento de livro e apresentações culturais, que têm como objetivo promover uma nova forma de interação entre a arte urbana e a sociedade.

O Goiânia B.Boying reunirá os melhores dançarinos do mundo para a grande final de um campeonato mundial de breaking, com a participação de competidores e dançarinos convidados de vinte países, incluindo Argentina, Estados Unidos, França e Portugal. Com R$ 20 mil em prêmios, a competição acontecerá no último dia do festival e promete ser uma grande atração para os amantes da dança.

Além do campeonato, o festival oferecerá diversas atividades temáticas sobre skate, graffiti, DJ, capoeira, malabares e danças do gênero, que serão realizadas em diferentes locais da cidade. A abertura oficial do evento acontecerá no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na quarta-feira (19), a partir das 18h, e contará com a participação de autoridades parceiras do festival e de artistas convidados.

Outra atividade que promete chamar a atenção do público é a exibição do documentário “Nos Tempos da São Bento”, na quinta-feira (20), no CRJ. O filme busca resgatar a memória da cultura hip-hop nacional, registrando a ocupação do espaço do metrô da São Bento, no centro da cidade de São Paulo.

O festival também contará com workshops gratuitos sobre o breaking, ministrados por convidados nacionais e internacionais, que serão realizados na Casa de Cultura Antônia Ferreira e no CRJ, na sexta-feira (21). Além disso, haverá uma roda de conversa com a participação de todos os artistas convidados, promovendo um intercâmbio cultural entre as diversas nações presentes.

No sábado (22), o Centro Cultural José Barroso, em Aparecida de Goiânia, receberá uma exposição de vinil e um bate-papo literário. Durante os dias de realização do evento, um festival itinerante e educativo também acontecerá em escolas municipais e estaduais da capital, com pequenas apresentações da cultura hip-hop.

O Goiânia B.Boying é uma realização conjunta do Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (CENEG-GO), do Instituto Goiano de Artes Urbanas (Igare Brazil) e do Centro de Referência da Juventude (CRJ), com produção executiva da Cereja do Cerrado Produções. O festival conta com recursos do Ministério da Cidadania, por meio do programa de Cuidados e Prevenção às Drogas, e representa uma importante campanha contra o uso de drogas, além de ser uma iniciativa que busca criar novas perspectivas para jovens e adultos, utilizando a arte e o esporte como um veículo de transformação e sedução para a canalização de energias

Divulgação

Serviço

Festival B.Boying

Onde: no Centro de Referencia da Juventude – (Av. Independência nº 41, St. Morais Goiânia GO

Quando: 19 a 23 de abrilMaiores informações: goianiabboying.com