DEBATE

Lives promovem debate sobre combate à fome e o papel do turismo

Entre os dias 27 de abril (terça-feira) e 01 de maio (sábado), acontece a série…

#EmCasaComSesc
Douglas Belchior participa dos debates sobre combate à fome (Foto: Divulgação)

Entre os dias 27 de abril (terça-feira) e 01 de maio (sábado), acontece a série “Ideias”, que integra o projeto #EmCasaComSesc, realizado pelo Sesc São Paulo, com apoio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF). O objetivo do projeto é levar para o público alguns debates sobre temas que tensionam a agenda sociocultural e educativa do país, estimulando reflexões em meio ao cenário desafiador em que a sociedade se encontra.

Na agenda desta semana, a série trata de assuntos como o lançamento do livro “Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades”, de Helio Hintze, além de falar sobre o combate à fome no Brasil, e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

As transmissões da série do #EmCasaComSesc acontecem ao vivo nos dias 27, 29 e 01, sempre às 16 horas, pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Linguagem Brasileira de sinais (Libras).

Confira abaixo a programação da série Ideias, do #EmCasaComSesc para esta semana

27 de abril, terça-feira (#EmCasaComSesc)

“Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades – Lançamento do livro de Helio Hintze (Edições Sesc SP, 2021)

O livro, que acaba de ser lançado, apresenta reflexões sobre os discursos que vêm validando o turismo contemporâneo, fazendo uma análise desse tipo de atividade como um importante mecanismo de produção de subjetividade do capitalismo.

Diante de uma análise crítica, são evidenciadas a desigualdade social e de supressão de culturas locais, racismo e sexismo, submersas sob a espetacularização. Se por um lado a crítica gera incômodo, por outro faz um convite à reflexão sobre adoção de medidas que busquem solidariedade e  a sustentabilidade das atividades turísticas.

29 de abril, quinta-feira (#EmCasaComSesc)

O Combate à Fome no Brasil

Na próxima quinta-feira, a mesa irá debater sobre o agravamento da fome e a insegurança alimentar no Brasil, discutindo também as possíveis medidas para combatê-las.

Entre elas, a campanha de financiamento coletivo “Tem Gente com Fome”, que tem o objetivo de arrecadar fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, miséria e à violência durante a pandemia. Também entrará em discussão o programa “Mesa Brasil”.

01 de maio, sábado (#EmCasaComSesc)

Pessoa com Deficiência, Inserção no Trabalho e Geração de Renda na Atualidade

No Dia Mundial do Trabalhador, o debate abordará questões sobre trabalho informal, emprego formal e geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência. A ação irá apresentar esta temática como uma pauta dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira transversal, colocando a visão da geração de renda e da acessibilidade de pessoas com deficiência neste diálogo para promover uma visão complexa e ampla.

Estarão presentes na discussão pessoas com deficiência e especialistas em desenvolvimento de pessoas, carreiras e empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho pensando, para além das leis de cotas, na gestão e contratação de pessoas na diversidade.

Para acompanhar a programação do #EmCasaComSesc, clique aqui.

Leia também: