DIA ESPECIAL

Mês da Cultura Hip Hop será celebrado em Goiânia com diversas atividades no domingo (19)

Atividades terão início às 9h, no Centro de Referência e Juventude

Rapper Gipe Marvin, ex-integrante do Consciência X Atual, estará na celebração do Mês da Cultura Hip Hop em Goiânia (Foto: divulgação)
Rapper Gipe Marvin, ex-integrante do Consciência X Atual, estará na celebração do Mês da Cultura Hip Hop em Goiânia (Foto: divulgação)

Neste domingo (19), o Centro de Referência da Juventude (CRJ-GO), ponto de cultura em Goiás, vai sediar uma série de eventos gratuitos para celebrar o Mês da Cultura Hip Hop. A programação começa às 9h da manhã e inclui uma variedade de atividades socioculturais, como um mutirão de grafite, um show ao vivo de artistas da produtora CRJ, uma batalha de MC’s, um Cypher de b.boys e um baile flash back.

Um dos destaques do evento é a presença do rapper Gipe Marvin, ex-membro do grupo de rap Consciência X Atual, que fez sucesso nos anos 90. Marvin vai participar de uma entrevista para o podcast comunitário do CRJ, onde comentará sobre sua carreira artística e experiências com uma de suas músicas de rap mais populares: “Esteja em Paz”. Ele também está confirmado para participar de outras atividades durante o dia.

O Mês da Cultura Hip Hop é uma homenagem ao dia 13 de maio de 2007, quando foi aprovado um Projeto de Lei que reconhece o Dia do Hip Hop em Goiânia e Goiás. Desde 2022, o Hip Hop é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Goiânia, e muitos dos militantes dessa cultura, que agora são membros do CRJ, tiveram um papel ativo nessa conquista.

Show ao vivo

A Produtora CRJ vai transmitir um show ao vivo com novos artistas de rap, trap e funk de Goiânia. O show começa às 14h e será transmitido no Instagram @pontodeculturaCRJ. Com este projeto, a produtora está revelando mais de 100 cantores de música urbana contemporânea.

Sobre o CRJ

O Ponto de Cultura CRJ foi criado em 2010 através de uma ocupação sociocultural de um antigo prédio público abandonado na região leste da capital. Este ano, o ponto de cultura celebra 14 anos de resistência e é atualmente considerado o maior complexo de artes integradas do estado de Goiás, em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal, o Governo de Goiás e o Judiciário local.

O CRJ atende a todas as demandas da juventude, especialmente as mais vulneráveis, como as comunidades LGBTQIAPN+, pessoas negras, periféricos e povos tradicionais. O CRJ oferece cursos profissionalizantes de arte e educação, estúdios de gravação, um podcast comunitário, e é a principal Escola de Breaking de Goiânia (modalidade olímpica). Recentemente, o espaço ganhou mais um reconhecimento ao se tornar a Editora CRJ, podendo agora registrar obras musicais e literárias de talentos locais.

No dia 1º de junho, as matrículas para o próximo semestre nos cursos gratuitos de Inglês, Informática, Ballet, Danças Urbanas, Jiu-Jitsu, Capoeira, Violão, Percussão, Jazz Acrobático, Corte e Costura, Grafite e Dj, além de um cursinho preparatório para o ENEM, estarão abertas. As aulas começam em julho.

ANOTA AÍ
Celebração ao Mês da Cultura Hip Hop
Data: 19 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Referência e Juventude – CRJ (Av. Independência, Setor Morais. Goiânia – GO)
Entrada: gratuita