TEATRO

Projeto virtual apresenta espetáculo ‘A Catástrofe do Sucesso’

Desde o início da pandemia o setor cultural vem sendo um dos mais afetados pela…

#EmCasaComSesc A Catástrofe do Sucesso
(Foto: Divulgação/ Bob Souza)

Desde o início da pandemia o setor cultural vem sendo um dos mais afetados pela crise, já que diversos espaços permanecem impedidos de atuar, a exemplo de museus, cinemas e teatros. Para contornar a situação, diversos projetos migraram ou nasceram em meio ao ambiente virtual, como é o caso do #EmCasaComSesc. No ar há mais de um ano, o projeto apresenta programações semanais, e nesta semana, um dos destaques fica por conta do espetáculo “A Catástrofe do Sucesso”.

A apresentação ao vivo acontece no dia 14/7 (quarta-feira), a partir das 19h, pelo canal do Sesc SP no YouTube e também pelo Instagram Sesc ao Vivo (@sescaovio). O acesso é gratuito para todos os cantos do Brasil e do mundo.

O espetáculo, apresentado por Camila dos Anjos e Iuri Santana, com direção de Marco Antônio Pâmio, é resultado de uma pesquisa sobre a vida e obra de Tennessee Williams (1911-1983), composta pelos textos  “Mister Paradise” e “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Escutar” e do artigo autobiográfico “A Catástrofe do Sucesso”, todos do dramaturgo norte-americano.

Sobre “A Catástrofe do Sucesso”, apresentada no #EmCasaComSesc

#EmCasaComSesc A Catástrofe do Sucesso

(Foto: Divulgação/ Bob Souza)

A peça apresentada no #EmCasaComSesc marca a continuidade da parceria entre Camila e Marco Antônio, que já realizaram trabalhos juntos em 2014. Em “A Catástrofe do Sucesso”, a dupla optou por exibir as peças na íntegra e em sequência, entremeadas por trechos do artigo de Tennessee Williams. Os textos, escritos entre as décadas de 1930 e 1950, se mostram contemporâneos e pertinentes aos dias de hoje.

A primeira parte da peça apresenta “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Escutar”. Nela, um homem e uma mulher mantêm uma relação distante, em um quarto mobiliado na Oitava Avenida de Manhattan.

A situação em que vivem é precária e sem esperança de mudança. Para confrontar a solidão, a mulher começa a narrar um futuro cheio de situações que nunca acontecerão, em uma espécie de transe.

Em sua imaginação, ela se registrará sob um nome falso, em um pequeno hotel da costa, onde envelhecerá sem nenhum tipo de contato social.

Já na segunda parte de “A Catástrofe do Sucesso”, apresentado no #EmCasaComSesc, o público é apresentado a uma garota que encontra em um antiquário, um livrinho de versos que servia de calço para uma mesa.

Ela fica encantada com as poesias ali presentes e, inspirada pela obra, começa a escrever cartas para o autor do livro. Sem nunca obter respostas, decide então ir de encontro a Mister Paradise, o escritor do livro, com o objetivo de resgatar sua obra.

No entanto, os dois acabam entrando em um embate, já que ele não acredita no poder de sua própria arte em relação a sociedade atual. Após o término do espetáculo, o diretor e todo o elenco da peça participam de um bate-papo com o público, respondendo aos comentários enviados pelo chat do YouTube.

Serviço

#EmCasaComSesc apresenta espetáculo “A Catástrofe do Sucesso”

Quando: 14/7 (quarta-feira)

Onde: canal do Sesc SP no YouTube e @sescaovi

Horário: 19h

Acesso: gratuito

Leia também: