Televisão

Explicamos aquela revelação em Game of Thrones

O final da sexta temporada de Game of Thrones trouxe uma série de reviravoltas e…

O final da sexta temporada de Game of Thrones trouxe uma série de reviravoltas e perguntas que têm deixado alguns fãs meio perdidos. Após seis temporadas e cinco livros, isso é normal.

Atenção, daqui pra frente, vamos falar de spoilers!

Um dos principais acontecimentos no finale foi a revelação de que Jon Snow é, na verdade, filho de Lyanna Stark, e não de Eddard Stark. Muita gente ficou perdida se perguntando qual a importância disso. Todo os fatos ao redor sobre a origem de Jon já haviam sido contados de forma solta nos livros, mas muito pouco foi exposto na série, o que justifica a confusão. Portanto, resolvemos explicar:

– A Guerra do Usurpador

Quando Game of Thrones começa, Robert Baratheon é o rei de Westeros após uma revolução sangrenta que levou ao fim da dinastia Targaryen. Toda a guerra é desencadeada após Rhaegar, filho mais velho e herdeiro do trono, sequestrar Lyanna Stark. Quando Robert, prometido de Lyanna, e Eddard enviam membros da família para as negociações, o Rei Louco Aerys queima-os vivo na sala do trono na frente dos cortesãos e de Jaime Lannister. Isso dá início à guerra.

– Lyanna e Rhaegar

E aí nós entramos no campo da teoria dos fãs que, aos poucos, está ganhando forma real no seriado. Acredita-se que Lyanna e Rhaegar, na verdade, tenham fugido juntos e casado às escondidas. Robert, inconformado, teria dito ao Norte que ela foi sequestrada, desencadeando os eventos que levam à guerra.

Rhaegar e o Rei Louco, sabendo que o exército inimigo se aproxima, escondem Lyanna em uma torre, a mostrada nesta temporada, pois sabem que ela está grávida. Rhaegar acaba sendo morto por Robert na Batalha do Tridente e Jaime Lannister, sabendo que o rei planeja incendiar a capital – usando o fogo-vivo que Cersei usou para explodir o Septo – assassina Aerys para impedir o seu plano.

Um parêntese aqui é que Jaime esperava se tornar um herói ao impedir o rei de destruir Porto Real, mas como os planos não se tornam conhecidos, ele fica com fama de traidor.

Após a guerra, Eddard finalmente encontra Lyanna, protegida pela Guarda Real. O que foi mostrado dela cochichando para Ned é a verdade: ela e Rhaegar tiveram um filho, Jon, herdeiro do trono dos Sete Reinos, e que seria assassinado por Robert se sua identidade fosse revelada.

– Daenerys

Então sim, a teoria é que Jon seria um Targaryen, mas teria dado a sorte de puxar as características físicas da mãe. (Os Targaryen casavam entre si, preservando o albinismo da família. No livro, além dos cabelos brancos, eles possuem olhos lilases). Mas então, onde a Daenerys entra nisso?

Dany é tia de Jon: Aerys teve três filhos, Rhaegar, Viscerys e Daenerys. E como os Targaryen casam entre si – e Jon agora é o Rei no Norte – se especula entre os fãs se a história não vai terminar com o casamento dos dois.

Por que Jon estava em perigo?

Cego de ciúmes e ódio, Robert tenta exterminar a linhagem Targaryen. A suas ordens, Sor Gregor Clegane, a Montanha, assalta Pedra do Dragão, estupra e mata Ellaria Martell, esposa de Rhaegar, e esmaga a cabeça dos seus dois filhos contra a parede.

É por isso que Dorne odeia os Lannister e os Baratheon e por isso que Oberyn Martell desafia a Montanha para um duelo – e acaba muito mal.

Ou seja, determinado a limpar o mundo de Targaryens, e já tendo matado outros bebês, Robert não pouparia Jon mesmo sendo filho de Lyanna. No começo da história ele inclusive envia um assassino, Sor Jorah Mormont, para matar Viscerys e Daenerys, mas o cavaleiro se apaixona pela Mãe de Dragões.

– Melisandre

Outro fator que favorece esta teoria é a presença da bruxa e sacerdotisa vermelha Melisandre. A bruxa se aproxima de Stannis Baratheon por acreditar que ele é Azor Ahai, um guerreiro mítico destinado a enfrentar o Rei da Noite.

A teoria é de que Jon – ou Daenerys – sejam o mítico guerreiro. Na profecia do Deus do Fogo, Azor Ahai teria nascido em uma ilha vulcânica. Foi isto que atraiu Melisandre para Pedra do Dragão, onde Stannis vivia, ignorando que lá antes era a morada dos Targaryen.

Sendo assim, dois Targaryen nascidos na ilha estão vivos e podem ser os predestinados a derrotar os mortos.

– E agora?

Apenas Brandon Stark sabe, pelo menos em parte, da verdadeira origem de Jon. Acredita-se que na próxima temporada ele irá conseguir chegar a Winterfell antes que o Norte seja atacado pelo exército de Dany. Até lá, se espera que Jon e o resto de Westeros descubram a sua verdadeira origem.

O que podemos confirmar é que as duas últimas temporadas de Game of Thrones serão bastante intensas.