HIDRATAÇÃO

Luísa Sonza interrompe show para distribuir água ao público, em Goiânia

Apresentação só continuou após a plateia informar que estavam todos bem

Luísa Sonza distribuindo água em show de Goiânia (Foto reprodução X)
Luísa Sonza distribuindo água em show de Goiânia (Foto reprodução X)

A cantora Luísa Sonza interrompeu o show em Goiânia para distribuir água aos fãs na noite de 19 de janeiro. A apresentação, que ocorreu na Arena Multiplace, lotou a casa. Nas redes sociais circula um vídeo da cantora distribuindo a bebida, onde várias pessoas comentam sobre a falta de bebedouros no local.

Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), é possível ver a artista entregando água para o público. “Ô gente, quem tiver água aqui na frente, vai passando para a galera de trás. Eu quero que vocês aproveitem o show de boa. Não consigo fazer show vendo que a galera não tá bem. Não consigo nem me concentrar”, disse Luísa Sonza enquanto distribuía água no show.

Segundo uma fã que esteve na apresentação e preferiu não ser identificada, o show foi interrompido por cerca de 30 minutos e mais de quatro fardos de água foram distribuídos. Ela relatou que o local estava muito abafado e completamente lotado.

No comentário do vídeo publicado, outro fã informou que a cantora mobilizou toda a equipe de palco, dançarinos e seguranças, retomando o show somente “quando todo mundo disse que estava ok”. Em outro vídeo, também disponível no X (antigo Twitter), os fãs aparecem pedindo água com a ajuda da tela dos celulares.

Em Goiás não há lei que obrigue o fornecimento de água, mas medida nacional deve ser seguida, diz advogado empresarial

De acordo com o advogado empresarial Eliseu Silveira, as leis que garantem entrega de água potável gratuitamente em eventos estão em projetos e tramitam nas casas legislativas. “Logo, não temos lei que obriga isso hoje em Goiânia ou Goiás”, pontua.

Eliseu informou ao Mais Goiás que a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) – órgão máximo de proteção ao consumidor – tem uma portaria que obriga a distribuição de água em eventos. “Essa medida tem prazo de 120 dias de validade, sendo realizada em novembro de 2023 e deve valer até março de 2024. Logo, os eventos estão obrigados a realizar a distribuição de água gratuitamente”, ressalta.

Ainda de acordo com o advogado, as empresas que atuam no segmento de eventos devem estar atentas às regras de distribuição de agua em eventos, visto que o regramento do Governo Federal, imposto pela SENACON, tem validade em todo o Brasil.

Medida de distribuição gratuita de água foi imposta após polêmicas no show de Taylor Swift

Após determinação do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) estabeleceu regras para proteger a saúde de consumidores em shows, festivais e grandes eventos nos períodos de alta temperatura. A medida – publicada no dia 22 de novembro de 2023, no Diário Oficial da União – foi uma resposta às denúncias envolvendo o show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de uma estudante de 23 anos.

Com a determinação, os responsáveis pela produção de eventos precisam disponibilizar bebedouros e água adequada para consumo em pontos de fácil acesso para a hidratação dos espectadores. O resgate rápido de participantes em casos de alguma necessidade de saúde ou situação de perigo também deve ser garantido.

Espaço aberto

A reportagem tentou contato com a Arena Multiplace e não obteve resposta até o fechamento da reportagem. O espaço permanece aberto para posicionamento.