ENTREVISTA

Pioneiro do mashup no Brasil, Milton Guedes fala sobre estilo musical

Em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, multi-instrumentista conta como tudo começou e novidades para 2024

Milton Guedes é pioneiro no estilo mashup, no Brasil (Foto divulgação)
Milton Guedes é pioneiro no estilo mashup, no Brasil (Foto divulgação)

Pioneiro do mashup no Brasil, o multi-instrumentista, cantor e compositor Milton Guedes é responsável por criar combinações entre duas ou mais músicas, em uma única faixa. O artista tem colaborado com grupos e cantores de diferentes estilos musicais, além de investir em sua própria carreira, usando as técnicas de mashup.

Habilidoso com o saxofone, flauta, gaita, assovio e voz, Milton Guedes falou com o Mais Goiás e contou sobre a inovação apresentada aos brasileiros, que vem ganhando cada vez mais admiradores nos últimos anos. “A ideia começou com a música Descobridor dos Sete Mares, na gravação do Lulu Santos, que é o primeiro mashup que eu me lembro. E aí, eu tive uma banda com o Júnior Lima, da dupla Sandy e Júnior, e a gente fazia várias desses mashups e virou isso o meu projeto”, revelou o artista.

De acordo com Milton, o único show do Brasil que mistura diversas músicas em uma só canção é o dele. Ele conta que o show inteiro é feito por mashup, sendo “muito interessante e inusitado”. O artista revelou que inúmeras novidades estão por vir, em 2024. “Tenho vários projetos. Estou com um projeto instrumental de canções, de melodias brasileiras lindas, que as pessoas estão adorando. Eu já tenho feito nas redes sociais e está dando super certo. Tenho também outro projeto que é uma paixão, que são minhas referências [os mineiros], onde eu faço um trocadilho com meu nome, que é Milton e Guedes, uma homenagem ao Milton Nascimento e ao Beto Guedes. Além disso, continuo com mashups, que é festa para o ano inteiro”, ressaltou Milton.

Show em Goiânia

Milton Guedes, o talento do mashup, esteve em Goiânia para uma participação especial no show de Hugo Vitti, que aconteceu no mês de dezembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. No palco, o artista demonstrou aos goianos o estilo musical com o uso do saxofone, da gaita e de sua voz. “Tudo partiu de um convite simples para eu gravar uma gaita em uma das canções dele [Hugo Vitti], e desde então, ele vem me convidando pra fazer umas coisas bem bacanas”, contou Milton sobre o show na capital goiana.

Carreira de Milton Guedes

Milton Guedes formou sua primeira banda, “Pôr do Sol”, aos 18 anos, e tem composto várias trilhas sonoras para novelas brasileiras. Ele também teve várias canções gravadas por artistas de grande sucesso, além de composições próprias como “Sonho de Uma Noite de Verão”, sucesso na novela Zazá e nas pistas brasileiras, “Jeito Sexy”, gravada pelo grupo Fat Family com mais de 2 milhões de cópias vendidas, além de várias canções com a dupla Sandy e Junior.