GALO

Contra o Atlético-GO, Goiânia irá buscar superar tabu de mais de 30 anos sem chegar a final do Goianão

Goiânia e Atlético Goianiense fazem o primeiro jogo das semifinais neste domingo (17), no estádio Olímpico

Jogadores do Goiânia durante jogo do Goianão. Foto: Humberto Júnior

O Goiânia vem fazendo uma boa campanha no Campeonato Goiano e neste final de semana, o clube irá começar a decidir uma vaga na decisão do estadual contra o Atlético Goianiense. O Galo busca retornar aos anos de glória e retornar a uma final do Goianão após mais de 30 anos. Os clubes fazem o primeiro jogo das semifinais neste domingo (17), no estádio Olímpico.

Com uma crise sem fim nos últimos anos, o Goiânia chega esse ano para quebrar tabus. A última vez que o time chegou a uma decisão foi em 1990, na ocasião, a equipe foi até a final do primeiro turno do Goianão, mas foi derrotado pelo Goiás. Já no segundo turno, o time acabou eliminado nas semifinais e o esmeraldino terminou com o título daquela edição e o Galo ficou com o vice-campeonato.

Em outras duas edições o Goiânia terminou o Goianão chegou a fase final do Campeonato Goiano, porém como a disputa tinha outras formas, as fases finais eram disputadas entre várias equipes. Vale destacar que no formato atual, a última grande campanha do Goiânia foi em 2019, onde o clube chegou as semifinais, mas foi eliminado pelo Goiás e terminou com a 4ª colocação.

Em relação a título, o tabu é ainda maior. O Goiânia, que atualmente é o quarto time que mais vezes foi campeão estadual, com 14 troféus, venceu o Goianão pela última vez em 1974. Nessa edição, o Galo derrotou o Goiás na decisão do estadual e levou o título para casa.

Retrospecto contra o Atlético Goianiense

No histórico entre Goiânia e Atlético Goianiense, o Galo leva uma leve desvantagem. No total, pelo Goianão, de acordo com o site Futebol de Goyaz, as equipes se enfrentaram em 258 jogos, com 92 triunfos para o Dragão, contra 89 do Galo, já em 77 partidas, o confronto terminou empatado.