Conflito

Trump teria vetado plano de Israel para matar líder supremo do Irã, diz Reuters

Trump tem mantido conversas frequentes com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Trump teria evitado assassinato de líder do Irã - Foto: Divulgação

Autoridades americanas informaram à agência de notícias Reuters que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria vetado uma ação de Israel para assassinar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. A informação foi divulgada neste domingo (15).

De acordo com as fontes, integrantes do alto escalão israelense relataram aos americanos que tiveram uma oportunidade de atacar o principal líder iraniano, mas receberam uma negativa por parte de Washington. As autoridades consultadas pela Reuters não detalharam se a decisão partiu diretamente de Trump, mas ressaltaram que ele tem mantido conversas frequentes com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A revelação ocorre em meio a um contexto de escalada de tensões entre Israel e Irã, com ofensivas militares recentes e trocas de ameaças. O governo israelense lançou ataques de grande escala visando conter o avanço do programa nuclear iraniano.

Questionado sobre o tema durante entrevista a Fox News, Netanyahu evitou confirmar ou negar a existência da conversa. “Há tantos relatos falsos de conversas que nunca aconteceram, e eu não vou entrar nisso. Mas posso dizer que faremos o que for necessário. E acho que os Estados Unidos sabem o que é melhor para os Estados Unidos”, afirmou.

Com informações do UOL