AÇÃO PENAL

Advogado aciona MPF contra fala homofóbica de Bolsonaro e assina como ‘bicha’

O advogado Tiago Pavinatto acionou o Ministério Público Federal para que mova uma ação penal contra Jair Bolsonaro e…

Presidente disse na última (21) em programa da rádio Jovem Pan que 'ivermectina mata bichas'
Pavinatto se apresenta na peça como advogado, comunicador e "bicha" (Foto: Jovem Pan)

O advogado Tiago Pavinatto acionou o Ministério Público Federal para que mova uma ação penal contra Jair Bolsonaro e contra a Jovem Pan pelo crime de racismo qualificado devido a falas homofóbicas proferidas pelo presidente nesta quarta-feira (21).

Durante entrevista à Jovem Pan de Itapetininga, um dos funcionários da rádio disse que tomou ivermectina quando foi contaminado pela Covid-19. O remédio é ineficaz contra o coronavírus e é defendido sem fundamentação científica pelo presidente.

Em resposta, Bolsonaro disse: “cuidado, ivermectina mata bichas, hein? Toma cuidado”.

Em 2019, o STF definiu que homofobia e transfobia devem ser enquadrados na lei dos crimes de racismo (7.716/1989) até que o Congresso aprove legislação sobre a matéria.

Pavinatto se apresenta na peça como advogado, comunicador e “bicha”.

“Em mais uma demonstração de desprezo à solenidade do cargo que ocupa, fez uma de suas famosas ‘brincadeiras’ com o apresentador, uma ironia que, contudo, foi incapaz de ocultar sua natureza agressiva e criminosa”, escreve o advogado no documento.

A pena prevista para quem pratica, induz ou incita a discriminação ou preconceito em meios de comunicação é de reclusão de dois a cinco anos e multa, de acordo com a lei 7.716/1989.

Assinatura de Tiago Pavinatto em ofício enviado ao MPF - Reprodução

Assinatura de Tiago Pavinatto em ofício enviado ao MPF (Foto: Reprodução)