NA CASA DE VIDRO

Além de viaduto, vereador quer que Casa de Vidro tenha nome de Iris Rezende

O vereador Welton Lemos (Podemos) quer nova homenagem ao ex-prefeito Iris Rezende em Goiânia. Desta…

Ex-prefeito Iris Rezende (Foto: Jackson Rodrigues - Divulgação)
Ex-prefeito Iris Rezende (Foto: Jackson Rodrigues - Divulgação)

O vereador Welton Lemos (Podemos) quer nova homenagem ao ex-prefeito Iris Rezende em Goiânia. Desta vez, na Casa de Vidro, centro cultural localizado na Avenida Jamel Cecílio. O projeto de lei se soma a pelo menos outras 7 tentativas de mudanças de nome em vias e aparelhos públicos em Goiás.

A matéria visa modificar o nome da Casa de Vidro para “Memorial Iris Rezende Machado”, que é um centro cultural destinado à difusão cultural e ao ensino artístico nas áreas de música, dança, teatro e artes visuais, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que Iris Rezende tem merecimento de todas as homenagens que “lhe quiserem prestar”, além disso a homenagem “é expressar preito de justiça à sua memorável condição de homem público por excelência”.

O vereador ainda lembra a trajetória de Iris, que foi prefeito de Goiânia, governador de Goiás, ministro da Agricultura no governo José Sarney e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.

Outras homenagens

Desde a morte de Iris Rezende, a classe política goiana tem promovido tentativas de mudanças de logradouros e instalações públicas. O Parque Mutirama já ganhou o nome do emedebista. O ex-prefeito nomeia também o plenário da Assembleia Legislativa e o viaduto entre as avenidas Goiás e Perimetral Norte, no Setor Urias Magalhães.

Há também previsão de nomear trecho da GO-020, entre Bela Vista e Catalão; inclusão de “Iris Rezende” na Avenida Anhanguera; no Paço Municipal; no Bosque dos Buritis e no Morro da Serrinha. Na Câmara Federal também tramita um projeto que nomeia trecho da BR-153 entre Anápolis e Aliança do Tocantins com o nome do político.