Despedida

Ana Carla: “Servi a um governo que foi absolutamente visionário e corajoso, com uma liderança diferenciada”

A secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão, fez hoje seu discurso de despedida do…

A secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão, fez hoje seu discurso de despedida do Governo de Goiás durante reunião de balanço de final de ano do governador Marconi Perillo com os auxiliares do primeiro escalão. Ela e Marconi se emocionaram durante suas falas, e expressaram os sentimentos de gratidão um ao outro pela confiança e pelo trabalho que resultou na retomada do equilíbrio econômico do Estado, referência para o país.

“Eu tenho hoje o orgulho de dizer que servi e sirvo a um governo que foi absolutamente visionário, corajoso, com uma liderança que é diferenciada. E tenho certeza de que ao longo desse tempo todo nós não só somos e seremos modelo para o Brasil, mas seremos sempre, enquanto o senhor for governador”, afirmou Ana Carla.  

Emocionada, ela lembrou a dificuldade e o esforço para que Goiás não sucumbisse com a crise econômica nacional. “Se eu chorar, vocês não reparem. Passei dois anos com todo mundo falando que eu sou muito dura, mas vocês vão ver que eu não sou tão dura assim não. Quero agradecer por tudo que eu vivi. Pelo convite, pela confiança. Agradecer o apoio. De fato trabalhamos com números difíceis, com ações muito difíceis, muito duras, num momento em que esse país viveu a maior crise econômica que nós já assistimos”, disse.

Destacou o que chamou de retração inédita do PIB – de 8,3%, e elogiou o esforço fiscal, com ajuste, atração de investimentos e competitividade em dois anos de extrema dificuldade econômica no Brasil. “Goiás é um modelo nos incentivos fiscais. Foi e é um modelo em industrialização. Foi e é modelo em atração de investimentos mesmo nos momentos mais difíceis. Nós tivemos agora a Enel comprando a Celg, o que vai injetar R$ 8 bilhões na economia goiana, num momento em que o país, no campo econômico e político, está gerando muito mais dúvidas do que certezas. Mas Goiás continua  atraindo investimentos importantes”, declarou.

Ana Carla enalteceu o trabalho de Marconi ao longo de suas gestões à frente do governo estadual, por ter conduzido um Estado que multiplicou por 10 vezes o PIB e por 20 vezes as exportações. Ela agradeceu ao governador pela confiança e pela abertura para  trabalhar como precisava.

“Trabalhar com o senhor não é fácil. Não pela lida, que é muito agradável e respeitosa, mas tem que ter energia para acompanhar fisicamente, para acompanhar o brilhantismo da sua cabeça. A modernidade e rapidez do seu raciocínio, e a canhotinha que é muito rápida”, brincou. “Mas queria repetir que foi uma honra, que no campo profissional foi uma experiência incrível. O que eu cresci e aprendi foi fruto justamente dessa intensidade do trabalho e da abertura, e que me gerou uma disposição que eu digo que não é minha, mas de Goiás”, sublinhou.

A secretária enfatizou que continuará apoiando as ações do governo e os projetos conduzidos por Marconi. “Vou ser sempre uma pessoa que vai levar Goiás no coração, no discurso, defendendo o nosso Estado, orgulhosa, apoiando o senhor nos projetos que virão, que tenho certeza de que serão tão ou de mais sucesso do que os projetos que trouxeram Goiás até aqui. E pode ter certeza que essa goiana aqui vai estar em São Paulo com muito mais voz para defender o nosso Estado e apoiar o senhor”, afirmou.

Marconi também se emocionou, e agradeceu a secretária pelo trabalho incansável, sem o qual Goiás não teria chegado aonde chegou. “Foi um trabalho de corpo e alma, com centenas de idas a Brasília, a São Paulo, ao Rio, para nos ajudar a buscar soluções, e nós conseguimos muitos avanços. Se não fosse esse trabalho incansável nosso, muito forte dela, nós não teríamos chegado aonde chegamos”, declarou.

“Tenho muito orgulho dessa equipe que nós conseguimos formar ao longo desse tempo. Escolher a Ana Carla que está se despedindo, e reiterar a minha profunda gratidão pelo trabalho que ela fez e faz, pela competência, seriedade, dedicação. Nós não estaríamos hoje com a cabeça erguida. Queria aplausos a essa guerreira, competentíssima secretária Ana Carla. Meu abraço carinhoso, da Valéria, da equipe inteira. Que a senhora seja muito feliz. Se tivéssemos no país mais pessoas como a senhora, o país seria melhor. Muito obrigado de coração. E a todos vocês que formam uma equipe de campeões”, disse.

Abaixo, o discurso da secretária Ana Carla Abrão:

“Tive a honra de fazer parte de uma equipe dessa qualidade. E tive aqui uma grande oportunidade de poder trabalhar em conjunto com cada um. Se eu chorar, vocês não reparem. Passei dois anos com todo mundo falando que eu sou muito dura, mas vocês vão ver que eu não sou tão dura assim não. Quero agradecer por tudo que eu vivi. Pelo convite, pela confiança. Agradecer o apoio. De fato trabalhamos com números difíceis, com ações muito difíceis, muito duras, num momento em que esse país viveu a maior crise econômica que nós já assistimos.

Eu digo que, como economista que se formou no final da década de 1990, eu nunca imaginei que eu fosse passar por uma crise dessa magnitude. Foram mais de 8% de retração do PIB ao longo desses dois anos e meio, se contarmos o final de 2014, quando o senhor corajosamente tomou as primeiras ações de ajuste. Isso significa 8,3% de retração. Significa que o país empobreceu 8,3%. Isso sem contar o que deveria ser se a gente tivesse crescido minimamente. É uma retração inédita.

Eu tenho hoje o orgulho de dizer que servi e sirvo a um governo que foi absolutamente visionário, corajoso, com uma liderança que é diferenciada, e eu tenho certeza de que ao longo desse tempo todo nós não só somos e seremos modelo para o Brasil, mas seremos sempre, enquanto o senhor for governador, enquanto a sua liderança tiver essa força que a gente percebe no dia a dia no Estado – não só no governo, mas no Estado de maneira geral – eu tenho certeza de que Goiás continuará trilhando esse que é o caminho que o senhor colocou para Goiás.

O senhor mesmo repete tantas vezes com orgulho e merecimento que Goiás multiplicou o PIB por dez, a exportação por 20 vezes, e isso é fruto do seu trabalho. É fruto da sua coragem, fruto da sua cabeça. Eu tive aqui não só o apoio, mas além do espaço que o senhor me deu e da confiança que depositou em mim sempre me empurrou à frente, e como me empurrou, empurra a todos nós.

Trabalhar com o senhor não é fácil. Não pela lida, que é muito agradável e respeitosa, mas tem que ter energia para acompanhar fisicamente, para acompanhar o brilhantismo da sua cabeça. A modernidade e rapidez do seu raciocínio, e a canhotinha que é muito rápida. Mas queria repetir que foi uma honra, que no campo profissional foi uma experiência incrível. O que eu cresci e aprendi foi fruto justamente dessa intensidade do trabalho e da abertura, e que me gerou uma disposição que eu digo que não é minha, mas de Goiás.

Eu fiquei muito emocionada quando os deputados disseram na nossa última reunião que ficaram orgulhosos de ouvir falar de Goiás na Globo News, no Valor, no Estadão, na Folha de S. Paulo, Goiás como modelo. O que fiz foi dar voz ao seu trabalho, e dei voz com muito orgulho. E hoje eu olho e falo: que bom que contribui com o meu Estado, com esse governo e com o país, porque acho que Goiás merece sempre ter um papel cada vez mais importante no nosso país pela pujança, pela diferença que podemos fazer nesse país.

Goiás é um modelo nos incentivos fiscais. Foi e é um modelo em industrialização. Foi e é modelo em atração de investimentos mesmo nos momentos mais difíceis. Nós tivemos agora a Enel comprando a Celg, o que vai injetar R$8 bilhões na economia goiana, num momento em que o país no campo econômico e político está gerando muito mais dúvidas do que certezas. Mas Goiás continua sendo atraindo investimentos importantes.

Saio daqui maior profissionalmente e pessoalmente por ter agregado tantos amigos, carinho e respeito. E eu vou ser eternamente grata porque o valor desses dois anos que passei em Goiás é um valor que não tem como mensurar, mas está dentro de mim e do meu coração. E podem ter certeza, governador e Valéria, que eu vou carregar Goiás cada vez mais comigo.  E vou estar sempre pronta, governador, para apoiá-lo em todos os projetos que eu sei que ainda virão, e cada vez mais amplos para este Brasil. Conte comigo, e todos os colegas contem comigo porque Goiás está dentro de mim muito mais do que já esteve.

Esses dois anos valeram muito mais para mim como goiana do que os 15 anos que passei antes de deixar Goiás. Minha goianidade aflorou com muito orgulho, e vou ser sempre uma pessoa que vai levar Goiás no coração, no discurso, defendendo o nosso Estado, orgulhosa, apoiando o senhor nos projetos que virão, que tenho certeza de que serão tão ou de mais sucesso do que os projetos que trouxeram Goiás até aqui. E pode ter certeza que essa goiana aqui vai estar em São Paulo com muito mais voz para defender o nosso Estado e apoiar o senhor. Obrigada pelo apoio, carinho e respeito.”