INQUÉRITO

AO VIVO: Assista o depoimento do ex-presidente regional da Pfizer à CPI da Covid

Após um dia conturbado com o depoimento do ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro,…

AO VIVO: acompanhe o depoimento do ex-presidente da Pfizer
AO VIVO: acompanhe o depoimento do ex-presidente da Pfizer (Foto: reprodução Panorama Farmacêutica)

Após um dia conturbado com o depoimento do ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve, nesta quinta-feira (13), o ex-presidente da Pfizer do Brasil e atual na América Latina, Carlos Murillo. Era ele quem estava na liderança regional farmacêutica norte-americana quando as negociações para compra de vacinas tiveram início com a União. Na oitiva de quarta, Wajngarten afirmou que a carta enviada pela empresa para compra de vacinas  foi ignorada pelo governo federal por dois meses.

A expectativa é de que o depoimento de hoje esclareça os motivos que levaram o governo brasileiro a demorar tanto para responder a mencionada carta com proposta de aquisição das doses. Os membros da CPI acreditam que, se o governo tivesse aderido à proposta da Pfizer já em setembro, muitas vidas teriam sido salvas.

Requerimentos

A CPI pode aprovar novos requerimentos nesta semana. Entre eles, o pedido de Randolfe Rodrigues para apresentação do resultado do exame do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello. General alegou ter tido contato com infectados para se ausentar da CPI.

Senadores também avaliarão a convocação da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina“. Ela é uma das principais defensoras do medicamento ser usado no tratamento precoce da Covid-19, mesmo sem eficácia científica comprovada.

Assista ao vivo: