OITIVA

AO VIVO: Wilson Witzel, ex-governador do Rio, fala à CPI da Covid

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, é o depoente desta quarta-feira (16) na…

Apesar disso, ida do ex-governador do Rio de Janeiro é incerta pelo fato dele ganhar autorização do STF de não comparecer à CPI
Apesar disso, ida do ex-governador do Rio de Janeiro é incerta pelo fato dele ganhar autorização do STF de não comparecer à CPI (Foto: Carlos Magno)

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, é o depoente desta quarta-feira (16) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A presença de Witzel à comissão acontece mesmo com a autorização que ele recebeu do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), de não comparecer à CPI.

O pedido deferido foi apresentado pela defesa do politico sob justificativa de que ele já é investigado e que a obrigação dele em comparecer na CPI seria um “desrespeito a seu direito de não incriminação”.  Apesar disso, o governador reforçou ao Uol que irá “responder aquilo que for possível”. A presença de Witzel na CPI foi reforçada pelo senador Randolfe Rodrigues.

Desde fevereiro, Witzel é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob acusação de desvio de dinheiro que deveria ser revertido ao combate à pandemia no Rio de Janeiro. O ex-governador nega que tenha cometido tais irregularidades.

Witzel é o segundo político dispensado de falar à CPI sobre a gestão da pandemia a nível estadual. Na semana passada, o STF também liberou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), de falar à comissão. Alegando a necessidade de gerenciar a crise na segurança pública no estado, Lima não foi à Brasília. Naquele caso, quem liberou o governador do Amazonas de depor foi a ministra Rosa Weber.