TRADIÇÃO

Assembleia aprova inclusão de Festa do Divino Espírito Santo de Posse (GO) no calendário estadual

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação, nesta semana, o projeto que…

Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa (Foto: Ruber Couto)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação, nesta semana, o projeto que inclui a Festa do Divino Espírito Santo de Posse no calendário cultural do Estado. O texto agora segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Caso haja a sanção, a festa será reconhecida oficialmente como um evento não apenas da cidade de Posse e região, mas patrimônio de todo o Estado de Goiás. O texto é de autoria do deputado estadual Paulo Trabalho (PL), representante da região.

A festa, que ocorre 50 dias após a Páscoa, está prevista para o começo de junho. De acordo com o deputado, o evento ligado ao Pentecostes (que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo) é uma data importante para os católicos e reúne foliões com bandeiras da cor vermelha pelas ruas da cidade.

“A Festa do Divino Espírito Santo é um grande evento religioso que dura cerca de dez dias. É baseada em missas, novenas, barraquinhas, queima de fogos, alvoradas, folias, cortejos, levantamento do mastro, coroação do imperador (quando são usadas roupas luxuosas, feitas de veludo e cetim) e as tradicionais cavalhadas”, narra o parlamentar na justificativa do texto.

A matéria tramitava desde maio de 2019. Confira o projeto AQUI.