PERFIL

Avô de Maguito veio do Líbano em navio que desembarcou na Bahia

4A árvore genealógica do novo prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), mistura a realidade agrária…

Boletim confirma melhora de Maguito, nesta segunda
Boletim confirma melhora de Maguito, nesta segunda

4A árvore genealógica do novo prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), mistura a realidade agrária de Goiás em séculos passados com a chegada de povos oriundos de países de língua estrangeira – mistura fundamental para a formação do Brasil de hoje. Um dos avôs de Maguito, “vovô Sebatistião Vilela”, era pecuarista e conduzia cabeças de boi de Jataí para Barretos (SP). O outro, “vovô Elias”, veio do Líbano em um navio que atracou na Bahia.

“Ele [vovô Sebastião] pousava em Piracanjuba, antiga Pouso Alto. Veja como são as coisas da vida, hoje estou casado com a Flávia, uma filha de Pouso Alto”, escreveu Maguito em um post que foi publicado no Facebook em julho de 2018. Ele e Flávia estão juntos desde 2013. O sobrenome Vilela ele herdou do lado paterno.

“Recordo perfeitamente de quando criança montar a cavalo com o meu avô. Lembro também do meu avô, juntamente com o meu pai Joaquim Vilela, realizar longas viagens em carro de boi, que duravam meses, para buscar sal em Mato Grosso”, lembra Maguito. O candidato disse, nas redes sociais, que os avós deixaram o trabalho como marca na vida dele.

Lado materno

No Facebook também há recordações a respeito do avô pelo lado materno. “Vovô Elias veio de Trípoli, no Líbano, dentro do porão de um navio. Chegou ao Brasil pela Bahia. Lá conheceu a minha vovó Maria. A minha mãe Nazime nasceu na Bahia. Sem saber a língua portuguesa, meu vovô Elias se tornou mascate para sobreviver. Meus avós maternos vieram da Bahia trabalhando com venda de tecidos”, conta Maguito.

Elias e Maria passaram a viver em Serranópolis e, depois, se estabeleceram em Jataí. “Da metade da sua vida em diante, vovô Elias abriu e administrou o Hotel Oriente, em Jataí, para atender aos viajantes e mascates como ele e a vovó foram tempos atrás. Eu tive a oportunidade de trabalhar com o meu avô. Fui garçom no Hotel Oriente”, relata Maguito.

Legenda por Maguito: Vovô Elias, no registro fotográfico no início da década de 1980, e o vovô Sebastião Vilela trabalhavam com muita determinação desde cedo (Foto: Reprodução)

Maguito Vilela derrota Vanderlan e é eleito prefeito de Goiânia