EM GOIÂNIA

Em Goiânia, Bolsonaro questiona Lula à frente de pesquisas eleitorais: “vocês acreditam?”

O presidente Jair Bolsonaro PL contestou a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (26), que apontou…

O presidente Jair Bolsonaro questionou pesquisa DataFolha que mostra Lula à frente na corrida eleitoral:
O presidente Jair Bolsonaro questionou pesquisa DataFolha que mostra Lula à frente na corrida eleitoral: "acreditam?", perguntou em Goiânia. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O presidente Jair Bolsonaro PL contestou a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (26), que apontou Lula com 21 pontos de vantagem no 1º turno. “Vocês acreditam em pesquisa?”, perguntou a jornalistas, em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (27).

“A DataFolha disse que os evangélicos estão divididos. Baseado em DataFolha, sem comentários’, disse após receber apoio de evangélicos durante evento da Assembleia de Deus na capital goiana.

A pesquisa mencionada por Bolsonaro aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 21 pontos percentuais de vantagem sobre o atual chefe do Poder Executivo e lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno. Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 27% das intenções dos votos.

O cenário de polarização entre os dois antagonistas caminha para a cristalização, com o terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), aparecendo bem atrás, com 7%. Outros postulantes atingiram no máximo 2%. Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

Rejeição

Na noite de quinta-feira (26), pesquisa DataFolha apontou que Bolsonaro segue na liderança da maior rejeição entre eleitores. De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o segundo pré-candidato mais rejeitado, com 33%.

Ciro Gomes (PDT) tem índice de rejeição de 19%. Os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil) marcaram 10% de rejeição. Pablo Marçal (Pros), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) têm 9%.