Menos barulho

Câmara de Goiânia aprova proibição de fogos de artifício com barulho

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (7), a manutenção da lei que proíbe…

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (7), a manutenção da lei que proíbe uso de fogos de artifícios com barulho na cidade. A Prefeitura havia vetado o projeto de lei, contudo 21 vereadores foram a favor de derrubar o veto. A lei deve entrar em vigor nas próximas semanas.

O único voto a favor de manter o veto da prefeitura foi do vereador Paulo Magalhães (PSD). O projeto é de autoria de Andrey Azeredo (MDB) e Zander Fábio (PSL). “Queremos fazer uma política pública com efeitos práticos para a sociedade, melhorando a qualidade de vida de crianças, idosos, autistas, evitando também acidentes com mutilações e mortes, bem como protegendo a vida dos animais que sofrem com esses ruídos”, afirmou Andrey.

O médico veterinário Edinei Borges da Silva Júnior explica que os animais de estimação, principalmente os cães, ficam muito estressados com o barulho de fogos. Isso porque têm a audição mais sensível que a do ser humano.

Segundo o profissional, animais idosos e que tenham problemas neurológicos ou cardíacos podem ter convulsões, ataques do coração e até mesmo morrer. “Os cães passam por processo de estresse e eu preciso prescrever tranquilizantes para vários. A medida é muito positiva, vai só contribuir”, explica.