MANIFESTAÇÃO

Carros e caminhões se juntam a motociata pró-Bolsonaro em Goiânia

Carros e caminhões se juntaram a então motociata de apoio ao governo federal, em Goiânia. Inicialmente…

Carros e caminhões se juntam a
Carros e caminhões se juntam a "motociata" pró-Bolsonaro em Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Carros e caminhões se juntaram a então motociata de apoio ao governo federal, em Goiânia. Inicialmente previsto para às 9h, o evento deste feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência ainda não deixou o Autódromo da capital.

Ao Mais Goiás, Marcelo Magalhães, um dos organizadores do evento, afirmou a expectativa é ter 10 mil veículos trafegando por Goiânia. Segundo ele, o ato não é antidemocrático e “democracia se faz com o povo”.

“Uma de nossas pautas é a contagem pública total de votos. Não estamos afrontando o sistema eleitoral, só queremos uma melhoria. Isso não tem nada de mais, só fortalece nossa democracia.”

Ainda de acordo com Marcelo, o movimento representa a insatisfação dos brasileiros com o Congresso, algumas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e o apoio ao presidente.

Motociata a favor de Bolsonaro em Goiânia neste 7 de setembro

motociata a favor do presidente Bolsonaro (sem partido) nesta terça-feira7 de Setembro (Dia da Independência), sai do Autódromo Internacional de Goiânia às 9h e passa pela GO-020 sentido setor Pedro Ludovico.

Depois disso, as motocicletas seguem, ainda, pelo Setor Serrinha, Setor Bueno, Setor Sul, Setor Negrão de Lima, Santa Genoveva e termina no Ginásio de Esportes da Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara. O trajeto deve durar a partir de 45 minutos.

Cinco tópicos das manifestações pró-Bolsonaro de 7 de setembro

Voto impresso auditável: Segundo o deputado estadual Paulo Trabalho (PSL), aliado de Bolsonaro em Goiás desde as eleições de 2018, o voto nas urnas eletrônicas hoje pode ser adulterado, uma vez que não há cédula física, que possa ser auditável. Para ele, é preciso um comprovante na urna, que permitir a recontagem, sendo impresso dentro do próprio equipamento, para conferência do eleitor, mas sem que ele possa retirar de um baú que armazenaria o papel.

Impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, do STF: Paulo Trabalho afirma que o STF tem descumprido sua função de intérprete da Constituição e interferindo em outros poderes, além de tirar a liberdade do povo de bem. “Falou mal de mim, mando prender.” Ainda dentro desse tópico, os manifestantes protestam contra o que chamam interferência da corte ao legislar.

Liberdade: esta é, para a vereadora Gabriela Rodart, de Goiânia, a pauta principal. “No dia 7 de setembro comemoramos o Dia Declaração de Independência do Brasil do Império Português. É uma data importante na nossa história. Temos vivido dias sombrios onde governadores e prefeitos agiram como verdadeiros ditadores por todo o País ao longo da pandemia. Além desses tristes episódios, temos visto muita injustiça, verdadeiros atos de censura contra jornalistas, políticos e cidadãos de bem, por parte de alguns integrantes do Poder Judiciário, sem o devido processo legal, acesso aos autos, enfim. Vamos às ruas pelo basta. Para que o povo tenha restabelecido seu direito de se manifestar, de se expressar livremente, de ir e vir e de cultuar a Deus sem interferências do Estado.”

Direito do presidente Bolsonaro conseguir legislar: pois o presidente tem a caneta, mas estaria de mãos atadas.

Altos impostos estaduais: os manifestantes dizem que os altos impostos estaduais impactam no preço dos diversos produtos, como o combustível.