MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Conheça Joaquim Álvaro Pereira Leite, substituto de Salles e ligado ao agro

Joaquim Álvaro Pereira Leite substituiu, nesta quarta-feira (23), o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles,…

Conheça Joaquim Álvaro Pereira Leite, substituto de Salles
Conheça Joaquim Álvaro Pereira Leite, substituto de Salles (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Joaquim Álvaro Pereira Leite substituiu, nesta quarta-feira (23), o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que pediu demissão e teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União. Membro da pasta desde setembro passado, ele era o secretário da Amazônia e Serviços Ambientais.

Além disso, ele foi, em 2019, diretor do Departamento Florestal do ministério. Formado em administração de empresas, em 1995, ele tem mestrado na área pelo Instituto e Ensino e Pesquisa, em São Paulo (2006).

Joaquim também foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB) entre 1996 até sua chegada no governo. A SRB, inclusive, declarou apoio da Salles, por nota, quando ele disse durante reunião ministerial que o governo aproveitasse o foco da imprensa na Covid para “passar a boiada”.

O novo ministro também foi administrador da Fazenda Alvorada, produtora de café entre 1991 e 2002, bem como consultor da Suplicy Café Especiais entre 2010 e 2013. Atuou como diretor de uma empresa farmoquímica de 2007 a 2019, além de outras funções.

Ainda como secretário – cargo que ocupou até esta quarta -, ele fez parte da Comissão de Preservação do Conselho Nacional da Amazônia Legal, a Comissão Executiva para Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação
da Vegetação Nativa (CONAVEG) e outras ligadas ao meio ambiente.

Confira o currículo completo AQUI.

Saída de Salles

Salles pediu demissão nesta tarde. O agora ex-ministro beneficiar madeireiros em apreensão recorde da Polícia Federal, na divisa do Pará com o Amazonas, de 226 mil metros cúbicos de madeira, avaliados em R$129 milhões, Além da exportação ilegal de madeira, a Polícia Federal (PF) também apura crimes como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e contrabando.

Nesta quarta, ainda antes da exoneração, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal aprovou, nesta quarta (23), requerimento para que Ricardo Salles dê explicações sobre a as acusações de envolvimento em crimes e interferência na PF. O pedido foi feito pelo deputado federal goiano Elias Vaz (PSB).

Mas Salles não o único exonerado. O delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni foi afastado da chefia da Delegacia de Representação a Corrupção e Crimes Financeiros da PF. Ele comandou, no último mês, uma operação contra Salles. A exoneração saiu no Diário Oficial de segunda (21), mas retroativo a dia 17 de junho.

Leia também:

Eu avisei que não ia passar boiada, diz delegado da PF que denunciou Salles