SAÚDE

Defensoria quer explicação da União sobre desativação do HCamp de Águas Lindas

A Defensoria Pública do Estado de Goiás e a Defensoria Pública da União em Goiás,…

Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas (GO) | Foto: EBC

A Defensoria Pública do Estado de Goiás e a Defensoria Pública da União em Goiás, nesta quinta-feira (18), encaminharam ofício ao Ministério da Saúde para requisitar informações sobre a desativação do Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas, localizado no Entorno do Distrito Federal (DF). A unidade hospitalar foi desativada em 22 de outubro do ano passado a pedido do governo federal.

O documento é composto de cinco perguntas relacionadas não só à reabertura da unidade hospitalar, que foi montada em 2020 pelo governo federal, mas sobre o fornecimento de insumos e outras medidas que possam ser tomadas para ampliar a quantidade de leitos Covid-19 em Goiás, no caso de não reabertura do HCamp de Águas Lindas.

As defensorias ressaltam, no pedido, que os dados oficiais de Goiás apontam que mais de 97% das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quase 90% das vagas de enfermaria para Covid-19 estão ocupadas em todo o Estado.

Além disso, há fila de espera para ocupação dos leitos destinados ao tratamento da doença no Estado com mais de 200 pacientes aguardando internação em leitos regulares e 300 na espera de leitos de UTI, diariamente. Os órgãos argumentam que a fila de espera tende a crescer no futuro próximo, agravando ainda mais o quadro da saúde pública no Estado, que beira o colapso.

PGR

O pedido das Defensorias ocorre depois que a Procuradoria-Geral da União (PGR) solicitou que governadores expliquem o fechamento de hospitais de campanha nos estados. No entanto, em Goiás a única unidade deste tipo, em Águas Lindas, foi fechada pelo próprio governo federal. As outras oito estão em funcionamento no estado. As unidades dedicadas aos casos de coronavírus estão Goiânia, Luziânia, Formosa, Itumbiara, São Luís de Montes Belos, Jataí, Uruaçu e em Porangatu (parceria com a prefeitura).