BASTIDORES DO PODER

Depois de mais de uma década, MDB pode voltar a ter candidato a deputado federal em Anápolis

Lideranças do MDB lançaram, durante encontro em Porangatu, no último final de semana, a pré-candidatura…

Depois de mais de uma década, o MDB pode voltar a ter candidato a deputado federal em Anápolis
Depois de mais de uma década, o MDB pode voltar a ter candidato a deputado federal em Anápolis (Foto: Reprodução)

Lideranças do MDB lançaram, durante encontro em Porangatu, no último final de semana, a pré-candidatura do empresário anapolino Márcio Corrêa ao cargo de deputado federal. O evento contou com a participação do presidente estadual do partido, Daniel Vilela, do presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves, e de lideranças da região. A primeira eleição que Márcio disputou foi a prefeito de Anápolis, em 2020, na qual teve quase 30 mil votos, terminando em terceiro lugar, atrás do atual prefeito Roberto Naves (PP) e do deputado estadual Antônio Gomide (PT). O empresário é considerado peça importante para o ressurgimento do MDB no município, onde o partido tinha sido rebaixado a um papel secundário. Antes dele, a última vez que a sigla disputou a prefeitura foi em 2012, com a ex-deputada estadual Onaide Santillo, que foi derrotada por Gomide. Desde então, o MDB nunca mais elegeu nenhum nome ligado a Anápolis para uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. Ex-deputado federal por cinco mandatos, Pedro Chaves deve apoiar Márcio em municípios do Norte e do Nordeste de Goiás.

Expectativa

O prefeito Rogério Cruz vai prestar contas do segundo quadrimestre de sua gestão na Câmara de Goiânia na próxima sexta-feira (8) a partir das 8h. Será a primeira vez que o republicano prestará contas de sua gestão no Legislativo goianiense.

Tempo

Eleito novamente à presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023/24, o vereador Romário Policarpo só tem que se preocupar agora com a ação judicial que corre na Justiça contra a eleição antecipada da Mesa Diretora. A ação pode chegar ao STF antes da posse, que só ocorrerá no dia 1 de fevereiro de 2023.

Caminhos opostos

O governador Ronaldo Caiado tem intensificado a sua agenda de entrevistas às rádios de Goiânia. E o provável adversário do democrata no ano que vem, Gustavo Mendanha tem feito o mesmo, mas nas rádios do interior do Estado.

Alvos

É que Gustavo não é conhecido no interior de Goiás como Caiado. E, por outro lado, o governador quer reconquistar o eleitorado goianiense e da Região Metropolitana.

Chapa formada

A advogada Bárbara Cruvinel foi confirmada como vice na chapa de Pedro Paulo Medeiros, na disputa pela presidência da OAB Goiás. Com atuação no Direito da Família, Bárbara chega ao grupo de Pedro Paulo com discurso de renovação e apoio às causas das mulheres.

Inclusão

O vereador Willian Veloso (PL) apresentou um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade a bares e restaurantes da capital de oferecer cardápio em formato digital acessível para clientes cegos ou de baixa visão.

Justificativa

Especialmente durante a pandemia, muitos estabelecimentos passaram a oferecer cardápios por leitura de QR code, mas as informações das imagens no formato de PDF não são acessíveis para aplicativos de leitura para pessoas com deficiência.