ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Diego sobe, vai a 45,2% e amplia vantagem. Edna cai

O deputado estadual Diego Sorgatto (DEM) subiu cinco pontos percentuais e ampliou a diferença na…

O deputado estadual Diego Sorgatto (DEM) subiu cinco pontos percentuais e ampliou a diferença na liderança da disputa pela prefeitura de Luziânia. Diego agora tem 45,2 das intenções de voto (antes tinha 40,4%) segundo pesquisa realizada no município pela Fortiori – Pesquisa, Diagnóstico e Marketing entre os dias 18 e 20 de outubro. A atual prefeita, Edna Aparecida (Podemos), caiu quase cinco pontos e aparece agora com 19,6%. A diferença entre os dois agora é de 25,6 pontos percentuais.

O deputado estadual Wilde Cambão (PSD), ex-secretário de Obras na gestão de Cristóvão, tem 7,1% da preferência dos entrevistados; seguido por Duda Lemos (PROS), com 2,7%; Professor Lukas (PSOL), com 1%; e por Alex Meirelles (Patriota), com 0,5%. Estão indecisos ou não sabem em quem vão votar totalizam 12,7%. Votarão nulo ou em branco 11,2%.

Espontânea

Diego Sorgatto lidera também na pesquisa espontânea, quando é perguntado ao eleitor em quem ele votaria para prefeito de Luziânia sem apresentação prévia de nenhum nome. O deputado é citado por 35,7% dos entrevistados – mais de três vezes mais que o percentual da prefeita Edna Aparecida, em segundo lugar com 10,5%. Também na espontânea Wilde Cambão aparece em terceiro (5,4%).

Segundo o levantamento, Diego Sorgatto tem outro ponto a seu favor. Quando os entrevistados são questionados em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito de Luziânia, ele apresenta rejeição bem menos do que seus principais adversários. A Professora Edna é a que tem maior índice de rejeição.

O eleitor também foi confrontado com a pergunta: seria melhor reeleger a prefeita Edna para que a administração de Luziânia tivesse continuidade ou seria melhor eleger um nome de oposição, que representasse mudança? Entre os entrevistados, 65,5% optaram por mudança; enquanto 22% escolheram continuidade.

Este cenário também acaba sendo favorável a Diego Sorgatto. O deputado consolidou-se, através do seu trabalho na Assembleia Legislativa, como oposição ao então prefeito Cristóvão e, na sequência, à gestão de Edna Aparecida. Com os prefeitáveis oficialmente definidos e com a campanha nas ruas, Diego é o que tem melhor personificado o candidato da mudança.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número GO-06488/2020. Foram feitas 410 entrevistas e a margem de erro máxima é de 4,9%.

Veja abaixo os principais resultados:

PESQUISA ESPONTÂNEA
Diego Sorgatto – 35,7%
Professora Edna – 10,5%
Wilde Cambão – 5,4%
Duda Lemos – 1,7%
Marcos Cunha – 0,5%
Professor Lukas – 0,2%
Alex Meirelles – 0,2%
Indeciso / Não sabe – 38,4%
Nulo / Branco / Nenhum – 7,1%

PESQUISA ESTIMULADA
Diego Sorgatto – 45,2%
Professora Edna – 19,6%
Wilde Cambão – 7,1%
Duda Lemos – 2,7%
Professor Lukas – 1%
Alex Meireles – 0,5%
Indeciso / Não sabe – 12,7%
Nulo / Branco / Nenhum – 11,2%

REJEIÇÃO
Professora Edna – 24,9%
Wilde Cambão – 20%
Duda Lemos – 19,1%
Alex Meirelles – 13,7%
Diego Sorgatto – 12,2%
Professor Lukas – 7,8%
Rejeita todos – 7,1%
Não rejeita nenhum – 21,3%
Não sabe / Não respondeu – 7,1%