Contra o ECA

Em evento, Bolsonaro torna a defender trabalho infantil: “Bons tempos”

Durante um evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília, na…

Bolsonaro promete agenda no Ministério da Saúde a mulher que diz que alho cru mata coronavírus
Enquanto conversava com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu agenda no Ministério da Saúde a uma mulher que diz ter a cura para o novo coronavírus. Ela ainda comentou que quer servir de cobaia.

Durante um evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília, na terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o trabalho infantil. Em tom de crítica, o chefe do Executivo disse que atualmente os menores de idade “podem até fumar um paralelepípedo de crack, menos trabalhar”. Vale ressaltar que a prática é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Bolsonaro foi aplaudido pelos empresários quando disse ter trabalhado em um bar aos 10 anos, por ordem do pai. “Meu primeiro emprego, sem carteira assinada, obviamente, tinha 10 anos de idade, foi no bar do seu Ricardo em Sete Barras, Vale do Ribeira. Eu estudava de manhã e à tarde, das 2 (horas) da tarde até as 6, 7 (horas) da noite… Tinha pouca gente no bar, a galera que gosta de uma birita chega um pouquinho mais tarde, e eu trabalhava ali com ele, meu pai me botou lá”.

A fala do presidente vai contra os programas e ações do próprio governo federal para erradicar o trabalho infantil. Além disso, o país assumiu, nas Nações Unidas, o compromisso de acabar com a exploração ilegal de menores até 2025, já que o trabalho precoce reconhecidamente viola direitos de crianças e compromete o desenvolvimento físico, intelectual e psicológico dos menores.

Essa não foi a primeira vez que o presidente critica a legislação que veda o trabalho de menores de 16 anos. Ele já defendeu em outras ocasiões que crianças e adolescentes possam trabalhar como forma de “enobrecimento”.

*Com informações do Portal Terra