Águas passadas

Ibaneis elogia Caiado durante inauguração de obra em Valparaíso de Goiás

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), elogiou publicamente o governador Ronaldo Caiado…

STF suspende reajuste de passagens de ônibus de municípios do Entorno para o DF
STF suspende reajuste de passagens de ônibus de municípios do Entorno para o DF (Foto: Divulgação)

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), elogiou publicamente o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em uma inauguração de uma obra realizada em parceria no município de Valparaíso de Goiás, no entorno do DF. As declarações de Ibaneis contrastaram com diversos atritos públicos entre os dois gestores.

“Caiado tem feito um belíssimo trabalho. Destacadamente, é um dos melhores governadores que já passaram por Goiás. Acompanho, com os prefeitos da região, a satisfação, como melhorou a segurança, a saúde. É um trabalho que tem de ser valorizado por toda essa região”, disse o governador do DF.

Os governadores se encontraram durante a inauguração do Sistema Produtor Corumbá. De acordo com o governo do estado, trata-se de um dos maiores empreendimentos de saneamento do país. A ideia é garantir o abastecimento e beneficiar 1,3 milhão de pessoas da região, além de atender os municípios de Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas.

Ibaneis criticou gestões anteriores em Goiás

Na ocasião, tanto Ibaneis quanto Caiado reforçaram a necessidade do trabalho em conjunto na região do entorno. Além disso, o governador do DF aproveitou a oportunidade para criticar as gestões anteriores em Goiás.

“Uma obra, governador, que já foi inaugurada pelos que te antecederam pelo menos 5 vezes, só que sem água. Eles conseguiram o feito de inaugurar 5 vezes uma obra sem água”, criticou. “Parece que quem passava pelo governo tinha preguiça de trabalhar. Era a turma da preguiça que estava na ativa. Agora a gente muda o cenário com pessoas competentes. Com o trabalho destas duas companhias, conseguimos vencer”, concluiu.

Já Caiado ressaltou a necessidade de superar as divergências para atender as populações de Goiás e do DF. “Nós não podemos ter disputa no momento em que o beneficiário é o cidadão. Essa região é limítrofe, é região onde tem que existir uma gestão parceira. Aqui qualquer tipo de problema causa uma consequência direta ao cidadão”, afirmou.

Novas parcerias entre Goiás e o DF

Além do saneamento, Caiado afirmou que avanços também aconteceram na segurança pública, educação e na regionalização da saúde nos últimos três anos na região do Entorno. “O cidadão aqui vive com segurança. Na área da educação avançamos muito. A nossa estrutura de saúde também tem hospitais e UTIs montados tanto no Sul quanto no Norte: Luziânia e Formosa”.

De acordo com o gestor, os principais desafios da região são a melhoria no transporte público e a geração de empregos. “Temos de ter entendimento junto ao governo federal para que haja um investimento de grande porte para darmos uma resposta ao transporte do cidadão”, anotou. “E o segundo ponto, que é desafiador também, é a geração de emprego. É o momento da retomada e nós podemos gerar empregos no país agora”, concluiu.