Sem previsão

Inauguração oficial da policlínica de Posse será remarcada conforme agenda de Bolsonaro

O presidente Bolsonaro (sem partido), que estaria na inauguração da policlínica de Posse, nesta sexta-feira…

Policlínica de Posse fecha por 14 dias após decreto municipal (Foto: Reprodução)

O presidente Bolsonaro (sem partido), que estaria na inauguração da policlínica de Posse, nesta sexta-feira (28), cancelou a participação no evento. Com isso, o governo de Goiás suspendeu o evento oficial. Em nota, foi informado que o lançamento “da unidade de saúde será realizado em data a ser divulgada posteriormente”.

Apesar disso, a assessoria do governo informou que o início dos trabalhos, na segunda, segue normalmente, como previsto. “A partir desta segunda-feira (2/3) a policlínica da cidade já estará iniciando seu funcionamento, recebendo pacientes que realizaram agendamento prévio para exames e consultas de todos os municípios da região”. Inclusive, os agendamentos têm ocorrido normalmente.

Sobre a presença de Bolsonaro, trata-se de compromisso do governador Ronaldo Caiado (DEM) com o presidente. “O presidente foi convidado e aceitou”, foi relatado via telefone.

Não existe obrigatoriedade em lei pelo lançamento oficial de uma obra, mas este ainda deverá acontecer, com a data confirmada nos próximos dias, a depender da agenda de Jair Bolsonaro. Essa inauguração é um desejo do governador, que lutou pela policlínica e retomou as obras iniciadas pela última gestão, informou a assessoria.

A assessoria do presidente da república foi procurada para saber as razões oficiais do cancelamento e sobre uma nova data para a participação no evento. A mesma informou, apenas, que “não há nada previsto até o momento”.

Policlínica

Ao todo, a nova policlínica terá 19 especialidades médicas e oferecerá mais de 25 tipos de exames e outros serviços, como atenção farmacêutica, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia e hemodiálise, etc. O atendimento terá início gradativo até atingir a capacidade máxima.

A partir de segunda-feira, a unidade funcionará com 12 médicos para atender a população. Os profissionais são das áreas de ortopedia, pediatria, dermatologia, obstetrícia, pneumologia, ginecologia, endocrinologia, gastroenterologista e médico da família. Até a tarde desta quarta-feira, 26 de fevereiro, já estavam agendadas para a primeira semana (2 a 6 de março) o atendimento de 171 pacientes.

Destaca-se que o agendamento de exames será realizado a partir das solicitações dos médicos após a primeira consulta. Os atendimentos, por sua vez, serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas.

O paciente precisa marcar a consulta, o exame ou o tratamento médico para ser atendido. Para isso, o primeiro passo é procurar uma unidade básica ou posto de saúde do município onde mora. Um médico ou profissional de enfermagem irá atendê-lo e fazer o pedido de encaminhamento. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde do município vai encaminhar o pedido de atendimento para ser agendado na policlínica de Posse. O paciente será informado do dia ou horário da sua consulta por carta, telefonema ou mensagem via celular.