FAVORES

Irmão de Carla Zambelli ganha cargo no Ministério da Agricultura

Um irmão da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) ganhou um cargo no Ministério da Agricultura.…

Deputada empregava até janeiro em seu gabinete irmão de Nabhan Garcia, secretário ao qual Bruno Zambelli será subordinado
Bruno Zambelli irá trabalhar como assessor do irmão de um outro funcionário de Carla (Foto: reprodução/Twiter)

Um irmão da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) ganhou um cargo no Ministério da Agricultura. Bruno Zambelli Salgado foi nomeado nesta terça-feira como chefe de gabinete da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, comandada por Luiz Antônio Nabhan Garcia. A deputada, por sua vez, empregava até janeiro um irmão de Nabham em seu gabinete.

Essa é a segunda vez que Bruno consegue um cargo no Ministério da Agricultura. Em fevereiro de 2019, ele foi nomeado para um cargo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado à pasta. No mesmo mês, quando tomou posse como deputada, Zambelli passou a empregar Maurício Nabhan Garcia, irmão do secretário de Assuntos Fundiários, como secretário parlamentar.

Quando a situação foi divulgada, em maio daquele ano, a deputada afirmou que não exoneraria Maurício, porque não via irregularidade e porque considerava que ele fazia um bom trabalho. Zambelli também disse, na época, que o caso não configurava nepotismo cruzado porque seu irmão não estaria subordinado diretamente a Nabhan.

Na época, Zambelli disse que não caberia a ela decidir o que seu irmão faria. Dez dias depois, no entanto, foi publicada a exoneração de Bruno do Incra, constando como “a pedido”. Agora, Bruno está de volta do ministério, mas dessa vez é subordinado diretamente a Nabhan.

Procurada, Carla Zambelli afirmou que não teve “nenhuma participação” na escolha e que seu irmão e o secretário já se conheciam anteriormente:

— Eu não tive nenhuma participação nessa nomeação. Meu irmão e o Nabhan se conhecem há anos.

Na nova função, Bruno deverá receber um salário no valor de R$ 10.373,30. No ano passado, ele concorreu a vereador em São Paulo pelo PRTB, mas não foi eleito. Já Maurício recebia, como secretário parlamentar, R$ 4.173,30.

O Ministério da Agricultura e Nabhan Garcia também foram procurados, mas ainda não retornaram.