Mudança na equipe

Marconi: “Navarrete substituirá à altura Ana Carla no comando da Fazenda”

O governador Marconi Perillo afirmou nesta sexta-feira, durante mais uma edição do quadro Governador Responde,…

O governador Marconi Perillo afirmou nesta sexta-feira, durante mais uma edição do quadro Governador Responde, que o atual presidente da Celg Participações, Fernando Navarrete, dará continuidade e substituirá à altura a secretária Ana Carla Abrão Costa no comando da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).  “A secretária Ana Carla deixa um grande legado, uma grande escola, e vai continuar nos ajudando. O Fernando, eu não tenho dúvida, fará um bom trabalho também como sucessor dela”, disse Marconi.

O governador afirmou que ele, Fernando e Ana Carla já começaram a fazer a transição das gestões. Ana Carla permanece à frente da Sefaz até dia 31 de dezembro, quando retornar para São Paulo, onde reside sua família, e assume o Conselho de Gestão Fiscal da Prefeitura da capital paulista a convite do prefeito eleito João Doria (PSDB). “O prefeito João Doria conversou com Ana Carla, a convidou para ser secretária da Fazenda dele, mas ela, realmente, quer se dedicar um pouco mais à família e, por fim, eles concluíram que ela será a presidente do Conselho de Gestão Fiscal da Prefeitura de São Paulo”, detalhou o governador.

No comando da Sefaz desde o início do quarto mandato de Marconi, Ana Carla executou o Programa de Ajuste Fiscal (PAF) delineado pelo governador ainda no final de 2014 com o objetivo de conter os efeitos da crise econômica nacional sobre as contas públicas. Marconi reduziu o número de secretarias de 16 para 10, extinguiu 5 mil cargos comissionados e encerrou 9 mil contratos temporários com o objetivo de reduzir os gastos com a folha salarial do funcionalismo e com o custeio da máquina pública.

As medidas de ajuste resultaram numa economia de R$ 3 bilhões e asseguraram o pagamento, rigorosamente em dia, da folha do servidores, de contratos com fornecedores e a plena manutenção dos serviços públicos, notadamente nas áreas essenciais como Educação, Saúde, Segurança Pública e Social. O ajuste obteve o reconhecimento do mundo econômico público e privado e manteve o Estado de Goiás em situação muito mais confortável que a de outros Estados, que estão atrasando o pagamento da folha e não conseguem manter em dia o funcionamento dos serviços públicos.

“Navarrete é um excelente gestor público”, afirma Marconi

Marconi explicou a opção por Fernando Navarrete para o lugar de Ana Carla. “Primeiro é importante dizer que a equipe da secretária Ana Carla está muito bem ajustada, muito bem afinada. É uma equipe muito profissional. Fernando Navarrete tem com ela uma excelente relação, e é um excelente gestor público, também veio da iniciativa privada”, afirmou o governador.

O governador afirmou que Navarrete “foi muito importante na transição da Celg (no processo de federalização), especialmente num momento em que nós transferimos o controle acionário para a Eletrobrás”. Marconi disse que Navarrete assumiu a presidência da Celg Participações com a Celg Geração e Transmissão (Celg GT, uma de suas subsidiárias) lá em baixo, sem nenhum faturamento, e agora a empresa vai chegar ao ano que vem com faturamento anual de R$ 150 milhões”.

“A Celg GT tem participado de todos os leilões para construção de pequenas hidrelétricas, para construção de linhões, em parceria com o setor privado, tem construídos subestações rebaixadoras, até mesmo fora de Goiás, como foi o caso de Campo Grande”, afirmou Marconi. “Isso tudo graças à gestão do Fernando e uma boa equipe, uma equipe enxuta”, disse o governador.