MERA FORMALIDADE

Mesa da Assembleia que toma posse na 2ª foi eleita em 2019

A nova mesa diretora da Assembleia Legislativa toma posse nesta segunda (1º), às 15h. Contudo,…

Mesa da Assembleia que toma posse na 2ª foi eleita em 2019
Lissauer Vieira foi reeleito ainda em 2019 (Foto: Hellenn Reis)

A nova mesa diretora da Assembleia Legislativa toma posse nesta segunda (1º), às 15h. Contudo, vale lembrar, o evento é mera formalidade, visto que a eleição foi antecipada e aconteceu em outubro de 2019 – originalmente, o pleito aconteceria em 2020, mas o evento mudou por causa da corrida eleitoral municipal.

À época, o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) foi reeleito presidente em uma disputa com chapa única. Nos demais cargos, contudo, tiveram mudanças.

Os três vices escolhidos foram: Henrique Arantes (MDB), Cairo Salim (Pros) e Major Araújo (PSL). Na primeira secretaria, Álvaro Guimarães (DEM), em candidatura avulsa (que foi integra a chapa, posteriormente), foi eleito após a renúncia de Claudio Meirelles (PTC).

os demais parlamentares eleitos: 2º secretário, Júlio Pina (PRTB); 3º secretário, Sebastião Caroço (PSDB); e 4º secretário, Iso Moreira (DEM). Os eleitos, destaca-se, irão terminar este mandato legislativo (2021-2023).

Intervenção do governo

Na ocasião, o governo estadual interviu na eleição da mesa. Da oposição, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) contou que o governador Ronaldo Caiado (DEM) ligou dez minutos antes da sessão para o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB), e pediu que fosse colocado o nome de Álvaro Guimarães (DEM) para a primeira secretaria, no lugar de Cláudio Meirelles – crítico de Caiado.

“O governador pediu por uma questão pessoal. Nós somos um poder independente e essa foi mais uma intervenção”, reclamou Sebba, naquele momento.

Composição 2021-2023

Presidente: Lissauer Vieira (PSB)

1° vice-presidente: Henrique Arantes (MDB)

2° vice-presidente: Cairo Salim (Pros)

3° vice-presidente: Major Araujo (PSL)

1º Secretário: Álvaro Guimarães (DEM).

2º Secretário: Júlio Pina (PRTB)

3º Secretário: Sebastião Caroço (PSDB)

4º Secretário: Iso Moreira (DEM)