Entrevista

“Meu foco é construir e não destruir. Vou continuar garantindo os avanços”, diz Zé Eliton em entrevista à TV Serra Dourada

“Goiás é campeão em Educação, é o segundo maior gerador de empregos do Brasil, é…

“Goiás é campeão em Educação, é o segundo maior gerador de empregos do Brasil, é um estado que acolhe migrantes de todas as partes do País, que vem para cá e não querem mais sair”. Foram com essas palavras, enaltecendo e reconhecendo os avanços realizados em Goiás, nos últimos anos, que o governador Zé Eliton (PSDB), iniciou a entrevista para a TV Serra Dourada, realizada na tarde desta quinta-feira, 13.

Ao justificar o motivo de querer governar Goiás por mais quatro anos, o candidato à reeleição da Chapa Goiás Avança Mais, Zé Eliton, afirmou que é imprescindível que Goiás continue a ofertar oportunidade às pessoas e que seu foco é construir e não destruir.

“Goiás hoje é um ótimo Estado para se viver, mas também tem muitos desafios e demandas a serem cumpridas. E, justamente por isso, pela oportunidade que tive de governar e conhecer o potencial desse Estado, é que quero continuar governando para garantir a consolidação das conquistas e a continuação das políticas públicas, que melhoram a vida das pessoas”, falou.

Ao ser questionado sobre seu desempenho nas últimas pesquisas, o governador disse que há um festival de pesquisas, todas elas com números muito distintos, um dos outros. “Então, fica difícil saber qual pesquisa retrata de forma fiel a realidade, eu prefiro continuar firme e convicto do meu trabalho”, observou, ao enfatizar que a pesquisa que ele quer mesmo vencer é a do dia 7 de outubro.

Para a Segurança Pública, Zé Eliton afirmou que está ainda mais otimista depois da divulgação, ontem, dos resultados da área no comparativo desse período de 2018, com o mesmo período de 2017. “Dos 12 itens observados pela Segurança Pública, apresentamos redução em 11. Por exemplo, roubo a comércio caiu mais de 30%, furtos e roubos de veículos caiu mais de 50%”, disse.

Graças à criação do Batalhão de Terminal, Zé Eliton afirmou que foram reduzidas 79% das ocorrências dos terminais do Eixo Anhanguera e 53% em todas as plataformas de embarque e desembarque de Goiânia e Região Metropolitana. “Acredito que estamos num processo de avanço na Segurança Pública, e se eleito vou continuar investindo em Inteligência, estamos criando uma Força de Segurança Unificada, que atuará ligada diretamente ao gabinete do secretário de Segurança Pública”, explicou.

Ainda sobre Segurança Pública, disse ainda que conseguiu reduzir os índices de violência e aumentar a sensação de segurança na sociedade. “Em 2016, uma pesquisa afirmou que, para 79% da sociedade, a maior preocupação era com Segurança Pública. Atualmente, depois que assumi a secretaria e depois, o governo, o porcentual está entre 26% e 37%”, completou o governador.

Mas, segundo o candidato do PSDB, é importante destacar que isso não significa que todos os problemas foram resolvidos. “Sabemos que não é um problema simples, pois envolve o sistema penitenciário, a legislação brasileira, além de outros fatores externos. E, mesmo assim, você vê alguns candidatos, que tiveram há 30 anos no Congresso Nacional dizendo que vão resolver o problema do dia para a noite, mesmo sabendo que não é possível”, ressaltou.

Sobre Saúde, Zé Eliton afirmou que já está pondo em prática alguns projetos que dará sequência depois de eleito, como, por exemplo, o programa Terceiro Turno, criado para zerar a fila de espera por cirurgias eletivas. “Já fizemos mais de 1,2 mil cirurgias e 10 mil de catarata. Temos a meta de realizar até o fim do ano 7,2 mil cirurgias. Justamente por isso, estamos propondo o programa Fila Nunca Mais, para garantir que não se forme uma nova fila de pessoas esperando por cirurgias”, disse.

Ao comentar uma reportagem que foi ao ar na TV Serra Dourada, antes da entrevista, em que uma mulher espera há anos para uma cirurgia para retirar um cisto de 5 quilos, a jornalista perguntou ao candidato que ele tem feito nesse sentido.

Por sua vez, Zé Eliton relembrou que a paciente faz parte da rede municipal de Aparecida, mas que ao assistir à reportagem, determinou que a secretária Municipal de Saúde entrasse em contato com Estado para que juntos encontrassem uma solução para ajudar a mulher. “Eu não quero saber se o paciente deve ser atendido pela prefeitura ou estado, eu quero é que ele seja atendido”, sentenciou.

Ao comentar acusações infundadas acerca de uma suposta aplicação indevida dos recursos em Educação e Saúde, feitas pelo o candidato ao Governo pelo DEM, Ronaldo Caiado, entrevistado ontem, pela TV Serra Dourada, Zé Eliton disse que o democrata é conhecido por suas bravatas e discursos sem fundamentos. “Nessa questão a resposta é muito simples, o candidato a vice-governador dele é o deputado estadual Lincoln Tejota, cujo pai é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e foi relator das contas do Estado, aprovadas na sua integralidade. Portanto, se ele quiser questionar alguém, questione o Sebastião Tejota, pai do vice-governador dele”, concluiu o governador.