2022

Pesquisa Serpes: Lula lidera com 40% em Goiás; Bolsonaro tem 27,8%

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial em Goiás com 40% das intenções de…

Agregador de pesquisas do Estadão mostra votos válidos de candidatos: Lula lidera
Agregador de pesquisas do Estadão mostra votos válidos de candidatos: Lula lidera (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial em Goiás com 40% das intenções de voto. A pesquisa Serpes/Acieg, divulgada quinta-feira (27), mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 27,8% da preferência do eleitor goiano.

Em terceiro na intenção de votos aparece o ex-juiz, Sérgio Moro (Podemos). O ex-ministro de Bolsonaro conta com o voto de 8,1% dos eleitores entrevistados. Ciro Gomes (PDT) tem 2,5%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparece em seguida com 1% e João Dória (PSDB) com 0,9%.

Luiz Felipe d’Avila aparece com 0,5% dos eleitores goianos entrevistados, na estimulada – ou seja, quando o entrevistador mostra o nome dos candidatos. Simone Tebet (MDB) tem 0,1%. Enquanto 11,5% não decidiu, outros 7,6% disseram que anulariam o voto.

Esta é a primeira pesquisa realizada em 2022 e foi contratada pela Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) com coleta de informações entre os 21 e 24 de janeiro. Os pesquisadores ouviram 801 eleitores goianos. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é 95%. O certame foi registrado sob o protocolo GO-08447/2022 no TRE e BR-1840/2022 no TSE.

Lula também lidera na espontânea

O ex-presidente Lula também lidera a pesquisa espontânea, ou seja, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos. Embora a margem do petista seja menor, com 28,7% das intenções de voto contra 23% de Jair Bolsonaro.

Sérgio Moro aparece com 3,5% nesta modalidade, enquanto Ciro Gomes com 1% e João Dória com 0,4%. Já Rodrigo Pacheco tem 0,2% e Luiz Felipe D’Ávila tem 0,1%. Aécio Neves (PSDB), embora não seja candidato, foi lembrado por 0,1% dos entrevistados.

Por outro lado, 37,1% disseram ainda não ter decidido em quem irá votar. Enquanto 5,9% anulariam.

Bolsonaro é o mais rejeitado

Quando o assunto é rejeição, Bolsonaro lidera a lista com 38%. Já 31,7% disseram que não votariam em Lula. O terceiro mais rejeitado é Sérgio Moro, com 9,1%, e Ciro Gomes aparece com 7,2%. Luiz Felipe é rejeitado por 5% e Simone Tebet por 3,2%. Assim como 25% não rejeitam ninguém e 5,2% não decidiram. As respostas nessa modalidade são múltiplas e estimuladas com cartela.

LEIA MAIS

Caiado tem 37% das intenções de voto, seguido por Marconi, 14,1%, e Mendanha, 13% – aponta Serpes

Pesquisa Serpes: Marconi Perillo lidera corrida ao Senado em Goiás

Gustavo Mendanha vai encabeçar chapa majoritária do PL na eleição deste ano

Marconi é internado em hospital de Goiânia com pressão alta e arritmia