132 ANOS

Políticos usam redes sociais para comemorar Proclamação da República

Políticos de Goiás e do País utilizaram as redes sociais para comemorar a Proclamação da…

Políticos usam redes sociais para comemorar Proclamação da República
Políticos usam redes sociais para comemorar Proclamação da República (Foto: Pixabay)

Políticos de Goiás e do País utilizaram as redes sociais para comemorar a Proclamação da República (15 de novembro). No Twitter, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que a data celebra a união de um povo em prol de um bem comum, que é um futuro digno.

“Hoje o Brasil completa 132 anos da Proclamação da República. Sem dúvidas nenhuma, é uma data extremamente importante para a história da democracia. Celebramos a união de um povo em prol de um bem comum: um futuro digno para todos os brasileiros.”

Já o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), diz que a decisão tomada em 15 de novembro de 1889 “proporcionou o crescimento necessário para termos no povo nosso maior representante”.

Por sua vez, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) citou os ensinamentos republicanos: liberdade, igualdade, dignidade da pessoa humana e justiça; enquanto

Exército

O perfil oficial do Exército também se manifestou. Em nota, lembrou o primeiro presidente e responsável pelo ato de proclamação, Marechal Deodoro da Fonseca, e destacou o simbolismo da data.

“O simbólico ato de proclamar a República, conduzido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, representou a mais profunda aspiração dos brasileiros a consolidar sua vocação de povo livre, pacífico e solidário.”

Proclamação da República

A Proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889 e encerrou o período de monarquia constitucional parlamentarista do Império, no Brasil. O movimento destituiu o então chefe de Estado, Dom Pedro II, que foi para o exílio na Europa.

O evento teve como líder o marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que oficializou o ato na Praça da Aclamação (hoje Praça da República), no Rio de Janeiro (RJ). A partir dali, começou o período conhecido como Primeira República.