CADASTRAMENTO DE 60 A 69

Rio Verde é 1ª cidade do Centro-Oeste a finalizar vacinação de idosos com 70 anos

Rio Verde foi a primeira cidade do Centro-Oeste brasileiro a finalizar a imunização de idosos…

Rio Verde é 1ª cidade do Centro-Oeste a finalizar vacinação de idosos com 70 anos
Rio Verde é 1ª cidade do Centro-Oeste a finalizar vacinação de idosos com 70 anos (Foto: Reprodução / Facebook)

Rio Verde foi a primeira cidade do Centro-Oeste brasileiro a finalizar a imunização de idosos com 70 anos ou mais contra a Covid-19. Além disso, já começa, a partir de segunda-feira (8), a programar o cadastramento daqueles entre 60 a 69 anos. A informação foi confirmada pelo prefeito Paulo do Vale (DEM).

Paulo disse ao Mais Goiás que nesta sexta-feira (5) terminaram a imunização daqueles com 70 anos ou mais. Ele explica que mais de 5% da população da cidade está vacinada. Além disso, revela que, nos quatro grupos prioritários (cerca de 40 mil a 45 mil moradores de Rio Verde), já foram vacinadas 13 mil pessoas.

Só para citar, os quatro grupos prioritários são: primeiro, profissionais de saúde, idosos em casas de longa permanência e vulneráveis; segundo, idosos (estes já foram vacinados até 70 anos); terceiro, aqueles com menos de 60, mas com comorbidades; e quarto, professores, caminhoneiros, forças de segurança, prisioneiros, etc.

Cadastro

Sobre o cadastro, o prefeito explica que primeiro é preciso saber quantas pessoas estão em cada faixa etária. Segundo ele, sempre são feitas repescagens entre as idades que ficaram para trás. “Alguns esquecem, perdem o prazo, outros não têm a oportunidade.”

Ele justifica, ainda, que como as vacinas têm chegado de forma irregular, é preciso saber o número exato de pessoas em cada faixa de idade – entre 60 e 69 anos – para priorizar os mais velhos, reservando algumas para a repescagem de quem perdeu a imunização anterior.  “Então, chamarei as idades pela quantidade, deixando margem pela repescagem”, explica.

Sobre a previsão, ele diz que o Estado ainda não, mas espera que seja em breve. “A vacina está funcionando. O meu número de pessoas idosas contaminadas diminuiu muito. Também diminuiu nos leitos de UTI”, comemorou. “Isso é fantástico”, não segurou a emoção.

Felicitações

A notícia também foi divulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB). “Rio Verde é exemplo na vacinação contra a Covid-19. A primeira cidade do Centro-Oeste brasileiro a finalizar a imunização de idosos acima de 70 anos e já programar o cadastramento daqueles entre 60 a 69 anos a partir da próxima segunda-feira, dia.”

“Parabenizo o prefeito do nosso município, Paulo do Vale, e a equipe de saúde da prefeitura pelo empenho e trabalho constante nesse período, que foram fundamentais para esse resultado. Isso nos deixa orgulhosos e alimenta nossas esperanças de que em breve as coisas vão melhorar”, escreveu, ainda, no Twitter.