AUXÍLIO BRASIL

Substituto do Bolsa Família começa a pagar em novembro

O governo federal anunciou o Auxílio Brasil, nesta quarta-feira (20), durante declaração no Palácio do…

Substituto do Bolsa Família começa a pagar em novembro
Substituto do Bolsa Família começa a pagar em novembro (Foto: Reprodução)

O governo federal anunciou o Auxílio Brasil, nesta quarta-feira (20), durante declaração no Palácio do Planalto. O programa que substitui o Bolsa Família começa em novembro deste ano, após a última parcela prevista do Auxílio Emergencial. O anúncio foi feito pelo ministro da Cidadania, João Roma.

Segundo a comunicação do governo, “a meta é pagar R$ 400,00 a famílias carentes, mas valor depende de estudos de viabilidade para não ultrapassar o teto de gastos do Governo”. Ainda sobre o teto de gastos, “haverá aumento de 20%, respeitando as leis de responsabilidade fiscal brasileiras”.

Atualmente, o Bolsa Família atende 14,7 milhões de famílias. A expectativa do governo é que o novo programa beneficie 17 milhões.

A medida, avaliam analistas políticos, é uma forma do presidente Bolsonaro (sem partido) recuperar sua popularidade.

Ministro da Cidadania sobre o Auxílio Brasil

Segundo o ministro da Cidadania, Bolsonaro pediu que “todos aqueles que fazem parte da pobreza e extrema pobreza que estão no programa social através do Cadastro Único, através do SUAS, que é o Sistema Único de Assistência Social, que funciona de forma federativa e tripartite em todo o Brasil, que nenhuma dessas famílias beneficiárias receba menos de R$ 400”.

Ainda segundo ele, o Auxílio Brasil é um avanço como programa de transferência de renda. “Está integrando políticas sociais para que possamos, além de oferecer teia de proteção social para população em vulnerabilidade, agir na transformação social, oferecendo possibilidade e estímulo a esses brasileiros”, afirmou.