ELEIÇÕES

TSE referenda exclusão de vídeo de vereador bolsonarista sugerindo que Ciro usa cocaína

O TSE referendou, por unanimidade, a decisão liminar de excluir das redes sociais um vídeo…

TSE referenda exclusão de vídeo de vereador bolsonarista sugerindo que Ciro usa cocaína - (Foto: José Cruz - Agência Brasil)
TSE referenda exclusão de vídeo de vereador bolsonarista sugerindo que Ciro usa cocaína - (Foto: José Cruz - Agência Brasil)

O TSE referendou, por unanimidade, a decisão liminar de excluir das redes sociais um vídeo em que o vereador bolsonarista Inspetor Alberto (PL) insinua que Ciro Gomes é usuário de drogas. Na publicação feita em seu perfil no Instagram, o parlamentar afirma que o candidato do PDT “gosta de farinha”, assim como Lula gosta de cachaça.

Os advogados do PDT argumentaram que o tom jocoso e o conjunto da obra permitem inferir que o vereador — candidato ao Senado pelo Ceará — se referia a cocaína. A defesa de Ciro pediu ainda a investigação de um suposto crime de difamação eleitoral.

Relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia já havia determinado que o Facebook removesse a gravação. Ela considerou que a mensagem foi “ofensiva à honra e à imagem” de Ciro.

Os ministros Benedito Gonçalves, Paulo de Tarso Sanseverino, Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes acompanharam seu voto.