LEGISLATIVO

Vereadores definem tramitação do Código Tributário na Câmara de Goiânia

Os vereadores definiram calendário de tramitação do Código Tributário na Câmara Municipal de Goiânia, na…

Vereadores analisam Código Tributário de Goiânia em sala de comissão na Câmara
Vereadores definem tramitação do Código Tributário na Câmara de Goiânia (Foto: Câmara - Divulgação)

Os vereadores definiram calendário de tramitação do Código Tributário na Câmara Municipal de Goiânia, na última segunda-feira (13). O presidente da casa, Romário Policarpo (Patriotra), estabeleceu a realização de audiência pública na próxima quarta-feira (15), reunião extaordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quinta-feira (16) e sessão plenária extraordinária na sexta (17).

O relator do projeto na CCJ, Bruno Diniz (PRTB), diz que já tem se debruçado sobre a matéria e não vê dificuldades na aprovação da proposta até o fim de setembro.

“As discussões que envolvem o Código Tributário de Goiânia não são de hoje. Essa matéria foi apresentada na legislatura passada”, aponta o vereador. “Isso vem sendo amadurecido ao longo do tempo. Apesar da complexidade da matéria, creio que é possível a aprovação no mês de setembro para que possa valer para o ano que vem”, continua Bruno Diniz.

Oposição critica tramitação

Matérias como o Código Tributário, que altera cobranças de impostos, precisam cumprir período de 90 dias para que sejam aplicadas no próximo ano. Por isso, o prazo final seria o fim do mês de setembro.

O vereador Mauro Rubem (PT) criticou, durante sessão desta terça (14), a tramitação do Código Tributário em duas semanas e diz que irá votar contra.

“Temos que fazer o debate mais profundo e uma transição para uma nova fórmula. E acompanhar. Estamos em pandemia, tem gente com propriedade e não tem renda. A prefeitura diz que irá abaixar [os impostos], mas tenho minhas dúvidas”, diz.

Grupo de Trabalho do Código Tributário

Para fazer avançar a discussão sobre o Código Tributário, a Prefeitura de Goiânia e a Câmara Municipal definiram grupo de trabalho para análise do texto. O grupo é formado por técnicos da Secretaria de Finanças (Sefin), que vão prestar apoio técnico aos vereadores e às comissões durante a tramitação da matéria no Legislativo.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) encaminhou o Código Tributário para a Câmara no dia 8 e já remetido para a CCJ.

Após apreciado na comissão, o projeto segue para a primeira de duas votações no plenário. Em seguida, vai para a Comissão Mista e retorna  ao Plenário para a segunda e última votação. O presidente Romário Policarpo disse que a meta é aprovar a nova legislação até o próximo dia 29 de setembro.

Como será a tramitação do Código Tributário em Goiânia

Primeira fase de votação do PLC do Código Tributário
Quarta-feira, 15 de setembro
Audiência Pública presencial e remota da CCJ
Horário: 14 horas
Local: Plenário da Câmara de Goiânia

Quinta-feira, 16 de setembro
Reunião extraordinária da CCJ para apreciação do relatório do PLC do Código Tributário

Sexta-feira, 17 de setembro
Sessão extraordinária do Plenário da Câmara de Goiânia para apreciação do PLC do Código Tributário

Segunda fase de apreciação – Cronograma a ser definido:
Apreciação pela Comissão Mista
Audiência Pública na Comissão Mista
Segunda e última votação em Plenário
Envio do Autógrafo de Lei do PLC do Código Tributário para o Executivo (meta: 29 de setembro)