ARTICULAÇÃO

Vitória de Lira permitiria governo a conduzir pautas econômicas, diz Vitor Hugo

A mudança de lado do PSL na disputa à presidência da Câmara dos Deputados é…

A mudança de lado do PSL na disputa à presidência da Câmara dos Deputados é vista pelo parlamentar goiano Major Vitor Hugo (PSL) como um fortalecimento do partido na casa legislativa. Vitória de Lira daria, segundo o major, condições para que o governo federal conduza pautas econômicas.

Até então “fechada com Baleia Rossi (MDB)“, parte da bancada da sigla se rebelou contra a decisão do presidente o deputado Luciano Bivar (PSL) e conseguiu formalizar junto à Mesa Diretora da Casa apoio a Arthur Lira (PP), na quarta-feira (20).

Com isso, fatia da segunda maior bancada da Câmara passa a trabalhar para a eleição de Lira, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Dos 53 deputados do PSL, 36 assinaram a lista que confirmou o desembarque do partido do bloco de Baleia Rossi.

Isso, na visão de Vitor Hugo, que articulou a busca por assinatura dos deputados para a dissidência, permite com que a sigla seja “um contraponto à esquerda” e se fortaleça, com chances de chegar a comissões importantes e vaga na Mesa Diretora.

Embora a candidatura de Baleia Rossi tenha apoio formal de 11 partidos e seja articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), Vitor Hugo atribui a ela um posicionamento “à esquerda”. O apoio do PSL a Rossi seria um contrassenso. “[O apoio a Lira] é uma vitória do país. Pois 57 milhões de eleitores votaram em um projeto que se contrapõe à esquerda. Imagina esse partido formar bloco da esfera de influência da esquerda”, avalia.

Neste sentido, o parlamentar afirma que o bloco que apoia Lira será maior que do adversário o que garante uma vitória no dia 1º de fevereiro. Além disso, o PSL se torna o maior partido a apoiar o candidato do PP, o que garante mais força aos deputados bolsonaristas. “Assim, vamos poder conduzir as pautas de costumes e econômicas com maior protagonismo e maior eficácia”, aponta.

Blocos

Agora o bloco do candidato apoiado por Bolsonaro tem 11 partidos, que somam 242 deputados: PSL, PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, Pros, Podemos, PSC, Avante e Patriota. Enquanto Baleia Rossi tem PT, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PC, PCdoB e Rede, que somam 236.

 

*Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500