SEGURO SOCIAL

Apenas cinco peritos retomaram trabalho presencial no INSS em Goiânia

Apenas cinco peritos retomaram o trabalho nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

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(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Apenas cinco peritos retomaram o trabalho nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Goiânia na última terça-feira (29). O retorno ocorreu quatro dias úteis depois de a obrigatoriedade do serviço presencial ter sido restaurada pelo Tribunal Regional Federal (TRF-1) na quinta-feira (24/9). Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, de 1.044 peritos médicos federais que deveriam ter retornado ao atendimento presencial nas agências no Brasil, 715 compareceram.

Desde então, apenas 49 perícias foram registradas em Goiânia em agências do Centro e Setor Universitário. O INSS não informou quantos peritos já deveriam ter voltado ao trabalho na capital. Além das duas agências em Goiânia, apenas a de Rio Verde já foi liberada para retomar as perícias no Estado. No Brasil, de acordo com a Secretaria, até às 16h de terça (29) foram realizadas 6.228 perícias presenciais no país, em 219 das 256 agências que deveriam ter perícia médica.

Fechadas

As agências do INSS permaneceram fechadas durante cerca de seis meses por conta da pandemia do novo coronavírus. O atendimento presencial voltou no dia 14 de setembro, mas sem perícias. No dia 23 de setembro, uma decisão da Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu a volta do trabalho presencial de peritos médicos nas agências. Entretanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a liminar no dia seguinte (24).

No dia 18 de setembro, o Ministério da Economia publicou um edital de convocação para que peritos e supervisores médico-periciais voltassem a atender nas agências. Os profissionais têm feito vistorias nos postos do INSS para verificar o cumprimento das regras de segurança e liberar a volta dos peritos para o atendimento presencial.

Contudo, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) apontou problemas que impediam o trabalho dos profissionais, como a insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de álcool em gel 70% e a dificuldade de distanciamento social exigido, pois os espaços nas agências seriam pequenos.

Neste mês, o INSS criou a Heloísa, uma assistente virtual para prestar atendimento aos segurados, esclarecer dúvidas e fazer consultas sobre serviços e benefícios previdenciários. Saiba aqui como usar a assistente virtual.

Vale ressaltar que serão atendidos presencialmente apenas os segurados que agendaram a perícia pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.

INSS oferece serviço expresso para entrega de documentação