Celulares em sacola, raio-x e drones: STF define regras para acesso ao plenário em julgamento de Moraes
Só poderão entrar no plenário do STF para o julgamento de Moraes pessoas convidadas e o acesso de jornalistas foi barrado
Ir direto pra matéria
(O Globo) O Supremo Tribunal Federal anunciou nesta segunda-feira, que as pessoas que tiverem acesso ao plenário da Corte para o julgamento sobre o ministro Alexandre de Moraes terão seus celulares lacrados em sacolas de segurança. Os aparelhos deverão permanecer desligados durante a sessão. Caso alguém rompa o lacre de segurança, poderá ser retirado do plenário.
Só poderão entrar no plenário pessoas convidadas e o acesso de jornalistas foi barrado. Na entrada, as pessoas autorizadas terão de passar por procedimentos de inspeção de segurança, que incluem portais detectores de metais e equipamentos de raio X. Além disso, parte da Esplanada dos Ministérios estará fechada em razão da sessão de julgamento.
- A pedido de Fachin, Mendonça tira sigilo dos pagamentos feitos por Vorcaro
Em nota, a Corte afirmou que o planejamento de segurança da sessão é realizado de forma integrada entre a Secretaria de Polícia Judicial, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o Comando Militar do Planalto, as Forças Armadas, o Gabinete de Segurança Institucional, a Agência Brasileira de Inteligência e as forças de segurança do DF.
“A atuação conjunta contempla compartilhamento de inteligência, avaliação de riscos e definição coordenada de efetivos, áreas de responsabilidade, revistas, bloqueios, restrições do espaço aéreo e monitoramento de drones. O STF integra essas instâncias de coordenação e adotará, em sua área de responsabilidade, as medidas de reforço necessárias”, registrou a Corte em nota.
- Moraes pede a Fachin retirada de sigilo de dados sobre rede de pagamentos do Master
- Daniel Vorcaro diz à PF que conversas com servidores do BC foram institucionais