GOIÂNIA

Supermercado terá que indenizar menina por choque em freezer, em Goiânia

Um supermercado terá que indenizar uma menina que ficou grudada em um freezer por conta…

Variação de preços de produtos de limpeza chega a 192% em Goiânia
Variação de preços de produtos de limpeza chega a 192% em Goiânia - (Foto: Reprodução)

Um supermercado terá que indenizar uma menina que ficou grudada em um freezer por conta de um choque elétrico em 2015, em Goiânia. A vítima receberá R$ 2 mil reais pelos danos estéticos e igual valor pelos danos morais. A mãe da menina também receberá R$ 2 mil pelos danos morais sofridos, e mais R$ 92 gastos com remédios para filha.

Conforme os autos, no dia 2 de maio de 2015, por volta das 16 horas, mãe e filha estavam no supermercado quando se dirigiram para a seção em que ficam os frangos congelados. A mãe à frente, verificando os preços; e a criança, que tinha 7 anos à época, logo atrás. Ao chamar a menina para ir embora e como ela não respondeu, a mulher virou-se e viu que ela estava encostada num freezer sem se mexer, com os olhos abertos olhando para cima.

Ao puxá-la, ela caiu desmaiada em seu colo e, com ajuda de outros clientes, mediante respiração boca a boca e massagens cardíacas, os sinais vitais da criança voltaram. A direção do supermercado chamou o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a vítima foi encaminhada inicialmente ao Cais do Bairro Jardim Novo e, posteriormente ao Cais do Bairro Campinas, até receber alta na manhã seguinte.

A mãe argumentou que, além do risco de morte que a menor passou, o choque que recebeu deixou sequelas física e psicológica em sua filha. Conta que ela ficou muito abalada não querendo mais entrar em nenhum local estranho ou com aglomerações, salientando que até a propaganda que passa na televisão diariamente traz à sua memória tudo que aconteceu, necessitando de acompanhamento psicológico. Disse que, se não fosse a ajuda dos clientes que a socorreram com massagens e respiração boca a boca, ela teria ido a óbito.

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) informou ainda que a menina queimou a mão e ficou sem ir à escola, porque não conseguia escrever; também parou de praticar atividades próprias de sua idade pelo período de 15 dias para cicatrização da queimadura.

O supermercado alegou que o acidente aconteceu em razão da menina ter subido no equipamento de refrigeração e ter enfiado a mão por dentro do equipamento, pegando em local inacessível. Também sustentou que ela foi prontamente socorrida pelos seus funcionários, que acionaram o Corpo de Bombeiros e acompanharam até a unidade hospitalar mais próxima da empresa, se prontificado também, caso necessário,  um atendimento particular.

Disse ainda que se dispôs a arcar com as despesas médicas, mas não foi procurado. Ponderou que após o acidente o equipamento de refrigeração foi isolado e vistoriado, contudo, não foi encontrada nenhuma irregularidade. Afirma que o acidente não ocorreu por negligência e sim por uma fatalidade, com a mãe permitindo que a filha pequena subisse enfiando a mão onde não deveria.

A juíza pontuou que o supermercado não apresentou um parecer técnico, ou qualquer documento nos autos que provasse que o aparelho objeto do acidente estivesse sem problemas.

“Caracterizada a relação jurídica entre as partes, resta estabelecer a responsabilidade designada nesta, que se caracteriza como objetiva, pois nas relações de consumo o fornecedor responde independente de culpa, bastando para tal a caracterização do dano e o nexo de causalidade”.

Segundo a magistrada, a responsabilidade civil encontra sua disciplina geral delineada nos artigos 186 e 927, ambos do Código Civil, cujo teor impõe o dever de reparar os danos causados a outrem por conduta voluntária culposa ou dolosa contrária ao direito.

*Com informações do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO)

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira