PANDEMIA

Busca por teste de Covid cresce 521% no Ipasgo, mas é pequena no drive-thru da prefeitura

A busca por testes de Covid-19 na rede credenciada do Instituto de Assistência dos Servidores…

Busca por teste de Covid aumenta no Ipasgo, mas drive-thru da prefeitura de Goiânia registra baixa procura
Busca por teste de Covid aumenta no Ipasgo, mas drive-thru da prefeitura de Goiânia registra baixa procura - (Foto: Artur Dias - Fagulha Imagens/Mais Goiás)

A busca por testes de Covid-19 na rede credenciada do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) aumentou 521% em comparação com a demanda de dezembro do ano passado, quando foram realizados 4.889 exames.  Em contraste com a alta demanda entre os conveniados do Ipasgo, a reportagem do Mais Goiás testemunhou a baixa procura por testes no drive-thru da prefeitura de Goiânia que funciona no estádio Serra Dourada, e onde a realização do PT-PRC é gratuita.

O Ipasgo realizou 30.363 testes RT-PCR para a detecção da Covid-19, no último mês de janeiro. O total de testes no início deste ano representa ainda um aumento de 222% em relação à média mensal de autorizações do procedimento ao longo de 2021.

O levantamento do Ipasgo também aponta que a procura pelo teste em janeiro foi maior do que no auge da segunda onda da pandemia, no ano passado. Em março de 2021, o Instituto viabilizou a realização de 15.684 exames. Já no começo de 2022, as solicitações tiveram alta de 93%.

Pelo Ipasgo, os beneficiários tem acesso ao exame em 130 unidades conveniadas que atendem crianças e adultos. Para realizar o teste RT-PCR, os usuários precisam passar primeiro por avaliação médica e, na sequência, o prestador de serviço faz o cadastro do pedido no sistema do Instituto.

Baixa procura no drive-thru do Serra Dourada

O Mais Goiás chegou no estacionamento do Serra Dourada por volta de 12h desta quarta-feira (16). Na entrada, um senhor que distribuía senhas já avisou “pode ir tranquilo que vai ser rápido. Não tem ninguém”.

No local, haviam duas filas com três ou quatro carros em cada uma. As pessoas que chegavam não esperavam muito. No máximo uns 15 minutos. O cenário difere do que se via nas primeiras semanas do ano, época em que houve um avanço da variante ômicron em decorrências das aglomerações e festas de fim de ano.

A prefeitura de Goiânia realiza no momento a testagem ampliada da Covid-19, com três pontos de coleta distribuídos em diferentes regiões a cada dia da semana. Os testes são gratuitos. O drive-thru do estádio Serra Dourada citado na matéria atendeu nesta quarta-feira (16), juntamente com uma tenda montada na Igreja de Cristo em Células, no Jardim Fonte Nova e outra tenda no Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2.

Para está quinta-feira (17), a prefeitura de Goiânia prevê a realização da testagem por meio de tenda que será montada na Praça da Juventude, no Jardim das Aroeiras; no Cepal do Setor Sul e também no drive-thru do Jardim Botânico, no Setor Pedro Ludovivo. Confira todos os locais dos demais dias da semana no Imunizagyn.

Na capital, segundo dados do ImunizaGyn, 1.165.868 pessoas foram vacinadas até o momento com a primeira dose e 1.035.176 com a segunda dose e dose única. Atualmente, são 64 pontos fixos de vacinação e a vacinação itinerante com vans.