TESTAGEM AMPLIADA

Goiânia vai testar moradores e trabalhadores da região de Campinas

Moradores e trabalhadores da região de Campinas, em Goiânia, receberão testagem ampliada de antígeno da…

Brasil registra 765 mortes por Covid em 24 h e mais de 18 mil casos
(Foto: Sesi/Vinicius Magalhães)

Moradores e trabalhadores da região de Campinas, em Goiânia, receberão testagem ampliada de antígeno da Covid-19. Os testes serão oferecidos nas modalidades drive-thru e pedestre e não haverá necessidade de agendamento. A testagem vai ocorrer em um único dia, das 8h às 17h, na Matriz de Campinas. Ao todo, 70 bairros serão contemplados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), podem realizar o teste pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. Quem estiver sintomático deve procurar uma unidade de saúde.

O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, espécie de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni, a testagem visa identificar e isolar pessoas que estão com o coronavírus. “Nosso objetivo é tirar de circulação quem está com a doença e não apresenta sintomas, principalmente os trabalhadores que se deslocam de vários bairros para aquela região”, explica.

Vacinação contra febre amarela

As pessoas que testaram negativo e tiver indicação, poderão receber a vacina contra febre amarela. A dose é indicada para quem tem entre 9 meses de 59 anos. É preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas para ver se realmente necessita se imunizado.

Balanço

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 5 de agosto, até a última quinta-feira (11), foram testadas 95.727 pessoas. Segundo a SMS, 12% dos testados foram diagnosticados com Covid-19, ou seja, 11.489 pacientes.